A escrita de resumo é um processo de dividir o texto nos pontos-chave mais essenciais. Começa com a compreensão do conteúdo de origem; seu contexto, palavras e frases usadas, etc.
Então, após destacar os pontos principais, você os reúne de forma coerente e coesa, formando uma versão resumida do trabalho original.
No entanto, muitos não estão cientes das técnicas certas para encurtar o conteúdo existente. Alguns excedem um certo limite de palavras, enquanto outros encolhem o conteúdo, mas perdem o significado original.
Resumo é uma habilidade necessária e útil em cenários profissionais, escrita profissional, academia e muito mais. Portanto, é hora de você aprender maneiras úteis de melhorar efetivamente suas habilidades de escrita de resumo para causar mais impacto em palavras.
Maneiras de melhorar a escrita de resumos
Abaixo, mencionamos algumas maneiras pelas quais você pode melhorar suas habilidades de escrita de resumo/precis em pouco tempo. Revise cada uma delas cuidadosamente para não perder nada.
-
Leia o conteúdo da fonte com mais detalhes
A escrita do resumo começa com a compreensão completa do contexto e dos pontos-chave do conteúdo de origem. E isso requer uma análise aprofundada do que o autor está realmente tentando transmitir ao seu público.
Mas o processo de leitura real começa com a leitura superficial. Ou seja, passar por todos os títulos de conteúdo, subtítulos, figuras e gráficos, etc., antes de realmente ler em detalhes.
A leitura dinâmica é uma parte formativa do resumo, onde você entenderá os pontos críticos e o propósito do texto de origem.
Então, você lerá em detalhes, indo entre as linhas e vendo cada informação apresentada. Isso ajudará você a decidir o que manter e o que ignorar para seu resumo.
-
Destaque ou sublinhe os pontos principais
Depois de terminar de ler a passagem completamente, é hora de destacar os pontos-chave. A anotação é extremamente útil na escrita de resumos, especialmente quando o conteúdo da fonte tem 1000 palavras ou mais.
O destaque garantirá que o resumo que você está produzindo seja de qualidade, sem pontos principais repetidos ou omitidos.
Esses trabalhos são muito apreciados pelas pessoas, pois elas não precisam gastar dezenas de horas lendo o original, pois podem simplesmente ler sua obra completa.
Sublinhar os pontos-chave também significa escrever notas marginais: seus pensamentos ou reações aos pontos principais. Isso ajudará a juntar os pontos-chave na próxima etapa.
-
Brainstorm para reunir os pontos-chave
Quando terminar de anotar o texto de origem, é recomendável dedicar alguns minutos a uma sessão de brainstorming.
Isso inclui anotar os pontos selecionados em ordem cronológica para criar uma estrutura para o resumo. Você também deve procurar parafrasear os pontos-chave enquanto os anota para lhe dar um grande impulso e ajudar na escrita do resumo.
O brainstorming também é seu último passo, onde você pode truncar ou adicionar quaisquer pontos que você acha que são necessários para o fluxo do conteúdo. No entanto, tome cuidado, pois as decisões de última hora também podem introduzir casualidade na estrutura do resumo se forem feitas de forma errada.
-
Continue utilizando palavras de transição para um fluxo suave
Comece a escrever seu resumo. Mantenha seus pontos-chave do brainstorming na sua frente o tempo todo para não perder nada e para ver o fluxo lógico da discussão.
Após adicionar cada ponto, é recomendado usar palavras de transição para tornar o resumo altamente legível. Use palavras como ‘além disso’, ‘por fim’, ‘contrastantemente’, ‘porém’, etc., para continuar transmitindo os pontos principais.
Ao utilizar palavras de transição, certifique-se de que sua formulação seja parafraseada (com suas próprias palavras). Isso criará um trabalho impactante, pois você também apresentará os pensamentos originais da passagem aos leitores, mas de uma maneira fácil de entender.
-
Obtenha ajuda de uma ferramenta online
Por fim, recomendamos obter ajuda de uma ferramenta online. Isso significa inserir o conteúdo de origem em um resumidor de texto confiável e ver como ele está fazendo o trabalho.
Imitar as funcionalidades avançadas da ferramenta ajudará você a entender onde está faltando em resumir o conteúdo de forma eficaz. Assim, melhorando a qualidade do seu trabalho.
Como exemplo, usamos um resumo da internet que acreditamos que faz seu trabalho maravilhosamente bem.
Fonte: https://www.summarizer.org/br/resumidor-de-texto
Como é evidente, a ferramenta resume o conteúdo de entrada em uma contagem menor de palavras, ao mesmo tempo em que contém sua essência. Este exemplo mostra técnicas de resumo principais que você também precisa aplicar em seu conteúdo.
Palavras Finais
A escrita eficaz de um resumo envolve dividir o texto em pontos essenciais, entender o contexto e elaborar uma versão coerente do trabalho original.
Ao melhorar técnicas como leitura detalhada, destaque de pontos-chave, brainstorming, uso de palavras de transição e utilização de ferramentas on-line, os indivíduos podem aprimorar suas habilidades de resumo.
Empregar essas estratégias ajudará a criar resumos impactantes que transmitam as ideias principais de forma concisa e eficaz.
Isso é tudo do nosso post! Esperamos que você tenha gostado de ler nosso conteúdo!