O Estado Absolutista é um sistema político em que o poder do governo é concentrado nas mãos de um único indivíduo, geralmente um monarca, que exerce seu poder de forma autoritária e sem limites. Nesse tipo de Estado, a vontade do monarca é considerada lei e não há espaço para o debate ou a oposição política.
O Estado Absolutista surgiu na Europa durante o Renascimento, quando os monarcas tentavam fortalecer seu poder frente às ameaças externas e internas, como a guerra e a revolta popular. Para isso, os monarcas passaram a controlar a mídia, a educação e a religião, bem como a criação de exércitos e a coleta de impostos.
Um dos exemplos mais conhecidos de Estado Absolutista é a França de Luís XIV, o “Rei Sol”, que governou de 1643 a 1715. Durante seu reinado, Luís XIV concentrou todo o poder político e econômico nas mãos da coroa, e estabeleceu uma forte repressão a qualquer forma de oposição. Ele também promoveu a grandeza da França e a opulência do seu corte, construindo o Palácio de Versalhes e apoiando as artes e a cultura.
O Estado Absolutista foi um modelo de governo muito influente na Europa durante o século XVII e XVIII, mas foi gradualmente substituído pelo liberalismo e pelo constitucionalismo a partir do século XIX. Hoje em dia, a maioria dos Estados são democráticos, com limitações ao poder do governo e garantias de direitos individuais para os cidadãos. No entanto, ainda há alguns países que são considerados Estados Absolutistas, como a Arábia Saudita e o Vietnã, em que o poder do governo é concentrado nas mãos de uma única família ou grupo de poder.
Em resumo, o Estado Absolutista é um sistema político em que o poder do governo é concentrado nas mãos de um único indivíduo ou grupo, e onde não há espaço para o debate ou a oposição política. Embora tenha sido muito influente na Europa durante o século XVII e XVIII, hoje em dia é um modelo de governo cada vez mais ultrapassado, sendo substituído pelo constitucionalismo e pelo liberalismo.
Neste vídeo, o professor Dr. em Ciências Sociais, Gariel Setti (UFAL), e os graduandos em Ciências Sociais, Diego Queiroz e Carlos Roberto (UFAL), explicam o conceito de Estado Absolutista. Trata-se de um conceitos evocado para descrever um tipo de Estado marcado por aspectos específicos, os quais são apresentados no vídeo a seguir.
Confira:
Outros vídeos do Canal Dialogando AQUI
Dialogando é um canal produzido por Caio dos Santos Tavares e José Adriano, graduados em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e tem o apoio do Blog Café com Sociologia.
Siga, curta e compartilhe.