Viveram felizes para sempre

Certamente você deve ter ouvido falar da história da Branca de Neve, bem como no ponto final que contos nesta natureza apresentam através da célebre expressão: “E foram felizes para sempre”.
Os contos de fadas são usados como estratégia de socialização, sobretudo para crianças. Neles estão presentes algumas características da nossa sociedade. Algumas destas características se perpetuam até hoje  e garantem a hegemonia de certos grupos.
A partir das suas observações cotidianas sobre as relação de gênero da maioria das pessoas faça uma narrativa do “depois” tendo como base a imagem acima. Viveram felizes para sempre? Como viveram?
Feito isso, analise a história de vida que escreveu,  identificando as estratégias de dominação masculina e a relação entre os sujeitos com a instituição social casamento.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

1 Comment

  1. Neste pequeno texto é falado sobre os contos de fadas , que no final do conto tem a expressão "E foram felizes para sempre", uma expressão muito usada para contar historinhas as crianças, e a partir de observações, o que isso tem haver com a sociologia? Não tudo haver , mas tem formas diferentes de como pensar e adotar o caso estudado, sobre as expressões encontradas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile