Tabú é usada para se referir a uma norma social que proíbe determinado comportamento, prática ou objeto. Essas proibições são muitas vezes consideradas sagradas ou invioláveis e podem ser fundamentadas em valores culturais, religiosos ou morais.
Ele pode ser entendido como uma forma de controle social que visa manter a ordem e a coesão social, através da restrição de certos comportamentos ou práticas que são considerados desviantes ou perigosos para a sociedade. O tabu pode variar de cultura para cultura e de época para época, sendo que aquilo que é considerado tabu em uma sociedade pode não ser em outra.
Embora o tabu possa ser visto como uma forma de controle social que ajuda a manter a ordem social, ele também pode ser limitador e prejudicial em certas situações. Por exemplo, o tabu em relação a certos assuntos pode levar à repressão de ideias e opiniões divergentes, o que pode ser prejudicial para a liberdade de expressão e para o progresso da sociedade como um todo.
- Manter o temor no sobrenatural, a medida que reforça a ideia de castigo.
- Unir os membros de um grupo social, separando-os de outros e ampliando a solidariedade do grupo;
- Ser elemento básico de controle social: impões certas restrições em determinadas circunstâncias.
*Originalmente publicado no Portal 27
Oi boa tarde!
Gostaria muito de saber mais sobre o tema, pois queria fazer uma correlação entre o tabu e a autoestima feminina. Obrigada
Sugiro uma leitura “mulheres que correm com os lobos” de Clarissa Pinkola Estés
Qual a diferença entre tabu e preconceito?
Tabú é um assunto do qual é socialmente evitado. Preconceito é uma visão distorcida de uma pessoa a partir de uma visão socialmente aprendida.