Cidadania e Direitos Humanos

Cidadania e Direitos Humanos

Cidadania e Direitos Humanos

Por Caio dos Santos Tavares*

O Dialogando trás um vídeo que visa explicar que a noção de cidadania pode ser pensada além do voto. Ou seja, somos cidadãos não apenas de 2 em 2 anos quando ocorrem as eleições. No decorrer de nossa trajetória devemos ser considerados como cidadãos em diversos momentos; quando o policial te revista na rua, quando você recebe o um atendimento no posto de saúde, no instante que a rua da sua casa é pavimentada ou quando estamos na escola pública aprendendo Sociologia. Em todos esses momentos estamos exercendo a cidadania e o Estado transvestido na figura do Policial, do profissional da saúde, do professor de Sociologia etc. está cumprindo com o seu dever, que é garantir o direito à segurança, à saúde e à educação a todos os brasileiros.

Assim, a democracia exige que todos os cidadãos tenham consciência da maneira que funciona o regime democrático. Além disso, é importante saber os seus direitos é uma condição essencial. Também, perceber que determinadas ações empreendidas por representantes não são oriundas de uma caridade ou um gesto de favor, mas que são direitos de todos os cidadãos é fundamental. Tais direitos estão estipulados em nossa Constituição Federal de 1988. As leis colocam como deve ser realizado o comportamento dos políticos, visando garantir os direitos civis, políticos e sociais. Esses direitos são resultados de uma série de lutas políticas. Contudo, no nosso país ainda não são vivenciados por muitos.

O que você vai ver neste vídeo:

O que são direitos humanos, a definição de cidadania, o que são direitos civis, sociais e políticos, cidadania formal e cidadania real e a cidadania regulada pelo Estado.

Conheça o participante do vídeo:

Cezar Augusto Sebastião de Melo

Atuou como bolsista do Projeto Pré-Enem Comunitário (conexões de saberes). Foi colaborador no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (XINGÓ) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente cursa o mestrado em Educação pela mesma instituição, atuando na linha de pesquisa História e Política da Educação, no grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) do PPGE/UFAL. Seu interesse volta-se ao currículo, a identidade docente e as metodologias de ensino em Ciências Sociais.

Inscreva-se no o canal Dialogando no youtube!

Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do youtube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e Mestrando em Sociologia (ICS-UFAL).

Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do programa de residência pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do instituto de ciências sociais (ICS). Assim, nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia). Este envolve entrevistas sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais.

Todo conteúdo áudio visual produzido pelo dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva.

Por fim, mas não menos importante, ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia. A final de contas, o conhecimento é um bem público!

Objetivos do canal:

Nosso canal oferece, de antemão, a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a educação básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais à sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das Ciências Sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso a esse conhecimento em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Assim também, esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

Desta forma, o Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da sociologia no ensino médio. Nesse sentido, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina de Sociologia na educação básica.

Não esqueça, semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no YouYube, logo, não deixe de segui-lo.

Do mesmo modo, agradecemos a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pelo apoio e, igualmente, ao Blog Café com Sociologia que disponibiliza o espaço para a publicização de nossos vídeos.

Nota:

* Graduado em Ciências Sociais e mestrando em Sociologia (UFAL). Atualmente desenvolve a sua dissertação que tem o intuito de compreender o senso prático sociológico de Fernando de Azevedo que o levou a produzir relevantes compêndios de Sociologia, mesmo não sendo formado em Ciências Sociais ou em Sociologia. Tem experiência na área de educação e novas tecnologias, com ênfase em ensino de Sociologia e redes sociais. Integra o núcleo de estudos e pesquisa em ensino de ciências sociais do instituto de Ciências Sociais (Xingó/Nepecs) e o grupo de pesquisa sobre o ensino de conhecimentos das Ciências Sociais (Consciências-Sociais). Lattes AQUI

E-mail: [email protected].

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando .

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/

DIALOGANDO, COMPARTILHANDO CONHECIMENTO


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /www/wwwroot/cafecomsociologia.com/wp-content/themes/composs/includes/single/post-tags.php on line 10
Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: