Como apresentar músicas utilizando vídeo em aulas de sociologia

Como apresentar músicas utilizando vídeo em aulas de sociologia
Por Roniel Sampaio Silva
As músicas se constituem recurso consagrado nas aulas de Sociologia. Muitos professores relatam boas experiências e se mostram bem motivados a apresentarem temas utilizando um elemento mais dinâmico e abordando questões mais próximas a realidade do aluno.

Muitas canções tratam de assuntos comuns à nossa realidade social, as quais fazem uma releitura de fenômenos que são considerados por muitos como corriqueiros. Além disso, o recurso sonoro desperta o senso criativo dos alunos e algumas vezes cria um vínculo afetivo seja com o tema, a disciplina e até mesmo com o professor.

Na experiência vivida no I Encontro Regional PRODOCÊNCIA do Nordeste tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o professor Nelson Tomazi. Na ocasião o professor, ministrou oficina de como utilizar recursos pedagógicos em sala de aula e apresentou algumas músicas, Tive o prazer de produzir em parceria com ele alguns clipes. 

Com base na experiência compartilho algumas dicas com vocês:

  1. O aluno deve sempre ter acesso ao acompanhamento da letra da música. Lembre-se que o elemento em análise é a letra e não apenas a melodia. 
  2. Diante da complexidade da reprodução de cópias com letras de música utilize programas de edição de vídeo como o “Windows Movie Maker” para adicionar legendas às músicas.  É um programa simples e intuitivo.
  3. Use poucos elementos visuais na confecção do vídeo. A “poluição visual” pode distrair o aluno fazendo-o perder o foco da letra.
  4. Encerre a aula com uma discussão sobre o tema utilizando a música como fio condutor e estimulando a análise utilizando as visões das teorias sociológicas estudadas.
Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: