Como transcrever entrevista de áudio para texto gratuitamente

Como transcrever entrevista de áudio para texto gratuitamente

Aprenda a transcrever entrevistas de áudio para texto e e otimize seu tempo

por Roniel Sampaio Silva

 

 

Problema:

Você já se deparou com uma entrevista gravada em arquivo de áudio na qual você precise transcrever na forma de texto? É possível fazer isso de forma completamente manual, porém o processo é cansativo e trabalhoso. Neste post apresentaremos uma solução para minimizar boa parte deste problema. Tudo isso por meio de ferramentas gratuitas acessadas de qualquer sistema operacional do Windows™.

As demandas da web proporcionaram a popularização de ferramentas de transcrição automática com boa precisão e disponíveis gratuitamente. A maior delas é a desenvolvida pela empresa Google™. Esta se integra a aplicativos como youtube e faz parte da rotina do celular que o tempo todo converte a voz em texto e o texto em voz.

Esse o fundamento que faz com que seja possível transcrever nossas entrevistas.  Como a transcrição é feita a partir do microfone, é necessário realizar algumas configurações preliminarmente.

Transcrição automática gratuita

Solução

É necessário que você  crie um microfone virtual para “simular” uma locução a qual será transcrita por um serviço da Google™.

A- Criando o Microfone virtual

1- Acesse o site  do programa “Virtual Audio Cable™”

Baixe o programa Virtual Audio Cable 4  (aqui)

2- Instale o programa .

3- Agora clique no ícone de som no canto inferior direito e selecione “reprodução”.

icone som

4- Selecione a opção “Line 1” e clique em “definir padrão”.

transição áudio gratuita

5- Agora acesse dispositivos de reprodução, selecione novamente “Line 1” e clique em “Definir padrão”.

 

Agora que você fez todas essas configurações, todo áudio reproduzido pelo seu computador será virtualmente captado pelo microfone “virtual audio cable“..

 

B- Realizando as transcrições.

Feitas as configurações de microfone virtual, é necessário acessar a conta Google para fazer a transcrição.

1- Acesse o site do Google Drive (aqui)

2- Crie um novo documento Google. Novo > Documento Google.

3- Com o documento aberto você pode ativar o recurso de “Digitação por voz”

digitação por voz

4- Com o recurso ativado, reproduza o arquivo de som. Todo som tocado vai ser redirecionado para o microfone, fazendo possível a transcrição por meio do microfone virtual.

 

5- Revise as palavras, pois o sistema não é 100% preciso. Além do que o sucesso da transcrição depende da qualidade do áudio e da dicção do entrevistado.  Nesta etapa de finalização, aproveite para adequar a pontuação do texto.

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: