Dica de debate sobre cotas de acesso à Universidade Pública

Debate sobre cotas: dica de dinâmica

Por Roniel Sampaio Silva

 

Objetivo da atividade: Refletir sobre a situação das cotas na Universidade pública e fazer as devidas conexões com a realidade social brasileira. O professor deve mostrar o seu ponto de vista e esclarecer que o objetivo da atividade não é convencê-los da sua opinião, mas levá-los a
pensar criticamente sobre o assunto. 
1.     Disposições preliminares
As seguintes pautas de discussão deverão ser apresentadas, discutidas ponto a ponto. Após os pontos discutidos avançaremos para o próximo ponto sem que os assuntos sejam misturados, de
preferência nesta ordem:   1- Cotas para estudantes oriundos de escola pública; 2- Cotas para estudantes de baixa renda; 3-      Cotas para afrodescendentes; 4-      Cotas para outras minorias.
Neste ponto o professor deve falar o conceito de cotas, bem como o conceito de minorias. Cotas são políticas públicas de discriminação afirmativa, ou seja, tem como pressuposto inserir
grupos os quais tem seus direitos negados, neste caso, ao acesso à educação pública em nível superior. Para o sociólogo inglês TH Marshall é considerado minoria não quem é  represente um menor segmento da população, mas o grupo quem não tem acesso a direitos. Conhecendo o atual cenário político brasileiro percebemos que há mais mulheres entre a população, entretanto, ainda há pouca representação política feminina no congresso. É nesse entendimento que as cotas buscam corrigir provisoriamente uma disparidade para entre grupos com oportunidades de acesso diferentes, até que as condições de acesso se equilibrem. Para iniciar o debate o professor pode usar um questionamento: Até que ponto as cotas podem ajudar a diminuir estas desigualdades?
2- Facilitadores
Para que “As regras do jogo”, ou melhor, do debate, sejam asseguradas é necessário que haja estabilidade e organização no processo. Para tanto será necessário definir algumas funções:
Timer: uma pessoa responsável pela cronometragem do
tempo (não deve participar do debate. Pode ser alternado por blocos.)
Relator: um responsável pela inscrição dos falantes,
nome e ordem da fala. (não deve participar do debate. Pode ser alternado por
blocos)
Representante pró: resumir os argumentos “pró-cotas” no
quadro.
Representante contra: resumir argumentos “contra-cotas” no
quadro.
Regras/princípios
1- Respeito à opinião e fala do colega. Não desqualificar o argumentador, procurar questionar o argumentos.
2- Respeitar o tempo máximo de 3 min. para cada fala.
3-  Não conversar paralelamente ou tumultuar a discussão;
4- Pesquisar, trazer informações referentes ao tema: tabelas,
gráficos e etc (citar fontes)
5- O aluno que desrespeitar os itens: 1, 2 e 3  poderá perder o
direito de fala durante o bloco. Caso insista, poderá ser convidado a deixar o
debate.
Blocos:
Cada bloco será discutido separadamente. Em cada bloco cada aluno manifesta sua opinião sobre o tema. Encerrada a discussão de cada bloco, os relatores apresentarão de forma resumida os principais argumentos usados pelos alunos. O professor estará finalizando cada bloco apontando possíveis argumentos não apresentados sejam eles pró ou contra as referidas cotas.
1-    Bloco de ideias preliminares relativo às cotas para estudantes oriundos de escola pública.
2-         Bloco de debates relativo às cotas para alunos de baixa renda.
3- Bloco de ideias preliminares relativo às cotas  para estudantes afrodescendentes.
4-          Bloco sobre as outras minorias.
5-            Balanço final dos debates e confecção de relatório por parte dos alunos. 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile