Dia do sociólogo: 10 de dezembro
Sociólogos de plantão,
O Café com Sociologia vos parabeniza por esse dia, que representa mais que um dia como outro qualquer, mas a conquista da regulamentação da profissão. Parabéns!
“O dia 10 de dezembro foi a data que venceu nas consultas formuladas previamente pela Federação Nacional dos Sociólogos, tanto através da enquete distribuída maciçamente no início de abril aos professores de formação nas Ciências Sociais e aos dirigentes da categoria profissional dos sociólogos, quanto através da coleta de opiniões dentre os congressistas e debatedores presentes ao Evento trienal dos sociólogos. Em reunião plenária da Entidade nacional durante o Congresso, a data de 10 dezembro também prevaleceu sobre as demais alternativas, com quarenta e seis por cento dos votos válidos. Esta data se refere ao dia da sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, quando foi reconhecida a profissão liberal de sociólogo no Brasil, deixando de ser uma simples ocupação e equiparando-se a certas atividades com direito a honorários, a uma estrutura sindical adequada e à representação coletiva dos seus interesses como categoria profissional de nível superior” (FNS).
A homenagem que fazem ao dia do sociólogo com tantos nomes está falha. Cadê o nome do professor José de Souza Martins!!!
Seria impossível não esquecer de alguns nomes, ainda que importantes.