Conheça o curso de Ciências Sociais

Conheça o curso de Ciências Sociais

Curso de Ciências Sociais 

Curso de Ciências Sociais 

Por Cristiano das Neves Bodart

O curso de Ciências Sociais tem por característica propiciar o conhecimento das configurações e funcionamentos da sociedade. Para tanto, estuda-se diversas teorias (de múltiplas correntes), conceitos e pesquisas de cunho empírico que instrumentalizam o futuro professor e/ou sociólogo a olhar a realidade de forma crítica e compreende-la a partir do método científico, sendo capaz de explicar os fenômenos sociais em suas complexidades. Certamente quem cursar Ciências Sociais nunca mais olhará para a sociedade da mesma forma!

 

Breve história:

O curso de Ciências Sociais foi ofertado pela primeira vez no Brasil em 1934, na Universidade de São Paulo. Na época os cursos de Ciências Sociais estavam organizados no formato 3+1, ou seja, aos estudantes que optavam pela licenciatura cursavam 3 anos de disciplinas teóricas e no último ano frequentavam disciplinas pedagógicas. No findar dos 4 anos o estudante obtinha os graus de bacharel e licenciado em Ciências Sociais.

 

Tabela 1 – Primeiros cursos de Ciências Sociais ofertados no Brasil

Fonte: BODART; TORRES, 2018.

Atualmente os cursos de graus de bacharel e licenciado são cursos distintos, ambos com 3 ou 4 anos de duração. O curso de licenciatura forma professores de Sociologia e o bacharel sociólogos (ver mais sobre a história do curso AQUI).

 

Fonte: BODART; TORRES, 2018.

Como se observa na figura 1, o número de cursos de Ciências Sociais se expandiu significativamente, sobretudo a partir da reintrodução da Sociologia como disciplina obrigatória no Ensino Médio.

Algumas instituições vêm ofertando o curso de licenciatura em “Sociologia”. O termo é impreciso, uma vez que ainda que o nome da disciplina presente no Ensino Médio seja “Sociologia”, as aulas abarcam às Ciências Sociais (as três grandes áreas).

 

Graus (tipos):

Há dois tipos (graus) de cursos de Ciências Sociais: bacharelado e licenciatura. Ambos geralmente tem duração de quatro anos, abarcando basicamente  3 grandes áreas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. 

O curso de Ciências Sociais é eminentemente acadêmico e tem como base de desenvolvimento a leitura, a escrita e o debate. Ao longo do curso o aluno terá acesso a textos teóricos das três grandes áreas, além de Economia, História, Filosofia,  Geografia, etc. 

 

Oferta (2017):

Segundo o site do MEC, em 2017, eram 98 cursos ofertados por instituições privadas e 153 cursos por instituições públicas. Desses 30 são ofertados na modalidade à distância. Dos cursos ofertados, 63,4% são licenciaturas e 36,5% bacharelados.

 

Fonte: BODART; TORRES, 2018.

 

Observa-se que a oferta anual de vagas gira em torno de 3 mil, distribuídas em 251 cursos espalhados pelo Brasil.

 

Algumas possibilidades de atuação:

Para o licenciado: lecionar as disciplinas de Ciências Sociais no Ensino Básico e cursos preparatórios, atuar em fundações e organizações não governamentais (ONGs) e em programas (públicos e privados) educacionais voltados aos mais diversos grupos sociais.  Atualmente há escassez de professores de Sociologia (formados) no Ensino Médio.

Para o bacharel: atuar em organizações não governamentais (ONGs), em setores públicos como pesquisadores (de diversas áreas), como gestores de projetos sociais, assistente político,  com pesquisas de opinião, em programas sociais e de defesa à grupos sociais e atuar como consultor nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. 

 

Disciplinas estudadas no curso:

O curso de estrutura principalmente em torno das disciplinas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e áreas afins. Você pode conferir AQUI a grade curricular de um curso de bacharelado em Ciências Sociais ou AQUI a grade de um curso de licenciatura em Ciências Sociais.

 

 

Referência

BODART, Cristiano das Neves; TORRES, Caio da Silva. Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017). Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v.2, n.2, 2018.

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: