O pensamento de Manuel Bomfim sobre o Brasil

O pensamento de Manuel Bomfim sobre o Brasil

Manuel Bomfim e o Brasil

O Dialogando desta semana vai apresentar as contribuições do sergipano Manuel Bomfim que foi um importante intelectual que pensou os problemas estruturais do Brasil. O autor foi um grande defensor que a Educação deveria ser universalizada aos mais pobres, sendo que o acesso educacional é fundamental para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, Manoel Bomfim diferente dos pensadores de sua época defendeu a miscigenação e refutou as teorias raciais que colocava a miscigenação como um problema. Essas e outras ideias serão explicadas pelo professor Fernando de Jesus Rodrigues – Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Então, veja o vídeo a seguir do Dialogando que é o canal do You Tube que o professor de sociologia encontra material didático para suas aulas.

Conheça o participante do vídeo

Fernando de Jesus Rodrigues – Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

Professor e pesquisador do Instituto de Ciências Sociais e atualmente coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFAL).

Visiting Fellow no Latin American and Caribbean Centre da London School of Economics (2018-2021). Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

Líder do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economia das Simbolizações (GruPPAES). Desenvolvo e oriento pesquisas que tratam de dinâmicas econômicas, políticas e culturais nas “periferias” urbanas. O conjunto de pesquisas atualmente em andamento foca-se na etnografia de práticas de diversão, mercados ilegais, dinâmicas de justiça e governos criminais a partir de trajetórias de jovens nas margens urbanas de pequenas, médias e grandes cidades. Faço campo em unidades de internação e em periferias urbanas, incluindo as viagens de Nordestinos para o Centro-Oeste e Norte do Brasil em busca de trabalho. Nas tramas dessas redes, observamos as dinâmicas afetivas, criminais e de alianças faccionais de grupos migrantes entre cidades alagoanas e regiões de fronteira.
Saiba mais: http://lattes.cnpq.br/4624672840908277

Conheça mais o dialogando

O Dialogando é um canal do You tube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e Mestrando em Sociologia (ICS-UFAL).

Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do programa de residência pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do instituto de ciências sociais (ICS). Nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais.

Todo conteúdo áudio visual produzido pelo dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia. A final de contas, o conhecimento é um bem público!

Objetivos do canal

Nosso canal oferece a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a educação básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais à sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das Ciências Sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso a esse conhecimento em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das ciências sociais. Esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

Desta forma, o dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da sociologia no ensino médio. Nesse sentido, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina de Sociologia na educação básica.

Não esqueça, semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no YouYube, portanto, não deixe de segui-lo.

Agradecimento

Agradecemos a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pelo apoio e, igualmente, ao Blog Café com Sociologia que disponibiliza o espaço para a publicização de nossos vídeos.

Contatos

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando
e-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal no youtube!
Dialogando ➡ #compartilhandoconhecimento😉 #dialogandoeleições2020

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: