Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia
Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia

Livro “Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia”

O livro Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia, organizado por Marcelo Cigales (UnB), Cristiano Bodart (UFAL) e Sayonara Leal (UnB), foi concebido como uma obra de apoio à formação inicial de professores de Ciências Sociais. Seu propósito central é subsidiar docentes e licenciandos, especialmente nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Sociologia e Estágio Supervisionado, oferecendo referenciais teóricos, orientações metodológicas e reflexões críticas sobre a prática pedagógica no ensino médio.

Noções teórico-metodológicas parao estágio docenteem Sociologia

Sinopse

O livro Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia surge a partir da necessidade de apoio teórico-metodológico para que os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais possam cumprir, de forma qualificada, a carga horária mínima de 400 horas de estágio junto às instituições de ensino básico. Assim, a obra busca contribuir para ampliar e aprimorar os conhecimentos e as práticas dos estudantes e professores que atuam com o estágio obrigatório supervisionado nas licenciaturas em Ciências Sociais. Composto por 14 capítulos, o livro reúne 18 autoras/es com vasta experiência em relação ao ensino de Sociologia na educação básica, na graduação e na pós-graduação. No conjunto dos trabalhos são discutidos temas como: a história da disciplina, o campo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia, as especificidades da disciplina na educação básica, sua relação com uma educação voltada a democracia, as metodologias de ensino e avaliação na área, a preparação para a regência, bem como temáticas contemporâneas voltadas à discussão de gênero, raça e religião. A coletânea foi construída a partir da indissociável relação entre teoria e prática presente no desenvolvimento dos estágios obrigatórios supervisionados das licenciaturas em Ciências Sociais. O leitor encontrará também no livro indicações de atividades a serem desenvolvidas na escola ou nas disciplinas de estágio docente. Nesse sentido, a obra contribui como suporte teórico, pedagógico e didático, uma vez que dialoga com os estudantes, supervisores e orientadores, se apresentando como um importante recurso didático na formação de professores de Sociologia da educação básica.

Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia
Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia

Baixe AQUI gratuitamente

Sumário da obra

Apresentação
Marcelo Cigales, Cristiano Bodart e Sayonara Leal
História do ensino de Sociologia no Brasil
Vinícius Carvalho Lima
O campo e o subcampo do ensino de Sociologia
Marcelo Cigales
As especificidades da Sociologia escolar
Cristiano Bodart
Ensino de Sociologia, saber docente investigativo e educação progressista
Sayonara Leal
Planejamento didático no ensino de Sociologia
Sara Esther Zarucki Tabac
Conteúdos e recontextualização didática para o ensino de Sociologia
Agnes Cruz de Souza
Metodologias e recursos para o ensino de Sociologia
Rafaela Reis Azevedo de Oliveira
Avaliação das aprendizagens no ensino de Sociologia
Welkson Pires
O ensino de Sociologia e a preparação para a regência: um extravasamento
Antonio Alberto Brunetta
Ensino e tabu nas Ciências Sociais
Amurabi Oliveira
Educação antirracista no ensino de Sociologia
Joaze Bernardino Costa e Danielle Soares Gomes
Gênero e sexualidade no ensino de Sociologia
Tânia Mara Campos de Almeida e Rodolfo Godoi
Experiência de estágio docente em Sociologia na prisão
Rogéria Martins e Paulo Fraga
Podcast no ensino de Ciências Sociais
Soraya Fleischer e Daniela Tonelli Manica
Considerações finais
Marcelo Cigales, Cristiano Bodart e Sayonara Leal
Dicas de leitura complementar
Propostas de atividades
Sobre a autoria desta coletânea

***

Biografia dos(as) organizadores(as)

Marcelo Cigales, Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez.
Cristiano Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista de Produtividade do CNPq.
Sayonara Leal, Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Sociologia nessa mesma instituição. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

refinir autonomia
Previous Story

Reflexões sobre como a organização de nossas chaves digitais redefine nossa autonomia

Latest from Apoio Didático

Go toTop

Don't Miss