Plano de aula de Sociologia: Socialização

Plano de aula de Sociologia (Baixar em word)

Elaborado por: Caio Tavares dos Santos* e Cristiano das Neves Bodart**

Carga-horária: 60 minutos

Série:1º ano do Ensino Médio

Conteúdo:

— Grupos Sociais e socialização;

— Socialização primária e secundária;

— Agentes socializadores.

Objetivo geral:

— Compreender o processo de construção do sujeito social.

Objetivo específico:

— Conceituar cultura, socialização e instituições sociais;

— Entender como ocorre a socialização primária e a socialização secundária;

— Identificar o papel das agências socializadoras no processo de incorporação dos valores culturais.

Recursos Utilizados na Aula:

— Louça;

— Giz;

— Imagens;

— Música;

— Aparelho de som;

— Envelope e;

— Cartolina.

Metodologia:

1. Primeiro momento: Iniciar-se-á aula com a entrega de quatro envelopes para quatro estudantes. Será solicitado que não sejam abertos. Após, ouviremos e/ou cantaremos a música “Modinha para Gabriela”, de Dorival Caymmi, nos atentando para um trecho em particular (trecho 0’s a 60’s ). Posteriormente, perguntaremos aos discentes: Se nascemos como somos ou nos transformamos no que somos? Em seguida, partindo daquilo que foi dito pelos estudantes, explicaremos como a Sociologia explica a socialização, destacando os dois estágios. Com base no outro trecho (trecho a partir de 60’s) da música “Modinha para Gabriela”, perguntaremos aos alunos: Somos sempre iguais ao longo da vida? Por quê? A partir da participação dos discentes, relacionaremos às agências socializadoras com a transmissão de valores culturais.

 

2. Segundo momento: Pediremos para cada estudante que recebeu o envelope abrir e mostrar as quatro imagens que representam formas de socialização presentes em cada um dos envelopes. Solicitaremos que eles interpretem as imagens e relacione ao tema tratado. Após, com base nas explanações dos discentes, estaremos explicando a relação dos grupos sociais com o processo de socialização. Posteriormente, realizaremos uma dinâmica que funcionará da seguinte forma: distribuiremos uma placa a cada aluno que estará escrito de um lado “é natural” e do outro “é social”. Na sequencia, falaremos diversas coisas que se enquadram como ações biológicas (naturais) e sociais, por exemplo: Preconceito é natural ou social? Comer é natural ou social? Comer usando garfo é natural ou social? Jogar futebol é natural ou social? Pediremos para cada estudante levantar a placa correspondente. Com consequência da participação dos estudantes estaremos problematizando suas respostas àluz da teoria sociológica.

3. Terceiro momento: Por fim, será transmitido aos alunos uma atividade a ser desenvolvida em casa com base nos conteúdos da aula (ver abaixo). Esta servirá para fixação do conteúdo e será corrigida na aula seguinte, sendo utilizada como base para o próximo conteúdo.

Avaliação

O processo de ensino-aprendizagem será avaliado por meio da atividade realizada pelos discentes em casa, a qual será corrigida coletivamente na aula seguinte. O objetivo é checar se os alunos alcançaram cada um dos objetivos das aulas.

 

Atividade

Escola: _____________________________________________________________________________

Aluno:_______________________________________________________nº______Ano/turma______

Professor: __________________________________________________________Disciplina: Sociologia

Data para entrega: ___/____/____

1. Com base nos conhecimentos adquiridos na aula, responda:

a. O que é processo de socialização e quais são os tipos de socialização que ocorrem ao longo da trajetória do individuo?

b. Qual a relação entre agências socializadoras e o processo de incorporação dos valores culturais?

c. O que é grupo social? Quais são os grupos sociais que contribuíram para o seu processo de socialização?

2. Há um ditado popular muito conhecido assim expresso: “Filho de peixe peixinho é!”. De que forma esse ditado se relaciona com o conteúdo tratado na aula?

 

Indicações Bibliográficas

Bibliografia básica

ARAÚJO, Silvia Maria de. et al. Sociologia:Volume único: Ensino Médio. 2ed. São Paulo: Scipione, 2016.

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca; EMERIQUE, Raquel Balmant; O’DONNELL, Julia Galli. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.Volume único: Ensino Médio. 2ed. São Paulo: Editora Brasil, 2016.

Bibliografia complementar

DUBAR, Claude. Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes,2005.

SETTON, M.G.J. A particularidade do processo de socialização contemporânea. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 335-350, nov. 2005.

Música de apoio

CAYMMI, Dorival. Modinha para Gabriela. Intérprete: Gal Costa, 1975.

 

Notas:

* Aluno do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

** Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutor em Sociologia (USP).

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile