Site icon Blog Café com Sociologia

Recursos didáticos para aulas de Sociologia

 Recursos didáticos para aulas de Sociologia
 
Nessa postagens compartilhamos links para três artigos que discutem três recursos didáticos que podem (e devem) ser utilizados pelos professores de sociologia, a saber: música, podcast e fotografia.
 
 
1º artigo:
 
 
O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia“, publicado em 2012 na Revista Café com Sociologia. Esse artigo tem por objetivo objetiva apontar as dificuldades docente no uso da música brasileira em aulas de Sociologia, assim como discutir de quais formas é possível utilizar-se das letras das canções sem distanciar-se de uma análise sociológica.
 
 
O artigo pode ser acessado ou baixado AQUI ou AQUI
 
 
 
2º artigo:
 
O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus“. Esse artigo é fruto de uma prática premiada nacionalmente (Professores do Brasil, 2013). O artigo foi publicado em 2015 na Revista de Educação Ciência e Cultura. Tal artigo caracteriza-se como um relato de experiência docente, tratando-se de umadescrição de prática pedagógica cujo objetivo foi aproximar oshabitus dos educandos e dodocente a fim de promover um ensino-aprendizado mais significativo. A prática apresentada foi,em 2013, vencedora do Prêmio Professores do Brasil na categoria “Educação Digital articuladaao desenvolvimento do currículo”. Busca-se descrever como se deu o planejamento e execuçãode uma proposta de uso de podcast em aulas de Sociologia, a qual fundamentou-se sob umaperspectiva teórica da Sociologia Culturalista, sobretudo a partir das colaborações de PierreBourdieu.
 
 
O artigo pode ser acessado ou baixado AQUI
 
 
 
3º artigo:
 
Fotografia como recurso didático no ensino de sociologia“. Esse artigo foi publicado em 2015 na Revista em Tese. 
O discute as potencialidades do uso da fotografia comorecurso didático, especificamente no desenvolvimento de uma competência: a “imaginação sociológica”. Destaca, para isso, a importância de uma apropriação teórica-metodológico. Argumenta que o ato de fotografar, sob uma perceptiva sociológica, pode proporcionar aos alunos condições de atuar e se situar no mundo social com maior competência.
 
Autor: Cristiano das Neves Bodart
 
O artigo pode ser acessado ou baixado AQUI
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sair da versão mobile