Sociologia do Marcelo, marmelo, martelo

O convite para realizar a recepção das calouras e calouros do curso de Ciências Sociais da UFPR veio com um desafio: tentar explicar “o que é a sociologia”, em vinte minutos.  No dia em que recebi o pedido, minha filha, Clara, me pediu para ler “Marcelo, marmelo, martelo”, da Ruth Rocha (2011) – e a coincidência foi obra do destino.

Texto de Rodolfo Lobato[*]

 

Poucas pessoas sabem, mas Ruth Rocha é socióloga, ex-aluna de Sérgio Buarque de Holanda. Arrisco dizer que, talvez, seja a cientista social brasileira mais lida. Mas permanece num limbo daqueles que resolveram fazer ciências sociais tal como São Francisco de Assis, que pregou a palavra de Deus para os animais. Ela fez sociologia para as crianças. De início espero que isso sirva de lição, a sociologia é um artesanato, que está nos artigos científicos, podcasts, blogs, teses, assessoria aos movimentos sociais ou em livros infantis.

No livro de Ruth Rocha podemos perceber a importância das perguntas e da dúvida. De início, o protagonista indaga por que se chama Marcelo, e não martelo ou marmelo? Ele pensa: “Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador…” (p. 13).  No dia seguinte, no café da manhã, ele pede aos pais para passar o “mexedorzinho” e o “suco de vaca” – ou seja, a colherinha e o leite, respectivamente.

Um primeiro ponto importantíssimo para um sociólogo em formação: o desprendimento do pensamento sobrenatural, a indagação racional, o emprego sistemático da observação, ou seja, um método científico. O Marcelo empregou a razão, que se diferencia do argumento teológico da “revelação” como uma atitude intelectual, ou seja: a realidade não “é” simplesmente, mas passa por filtros de interpretação. Essa é uma herança da Revolução Francesa e do iluminismo.

Voltemos à Ruth Rocha, quando o pai reage: “Marcelo, todas as coisas têm nome. E todo mundo tem que chamar pelo mesmo nome, porque, senão, ninguém se entende. (…) Deixe de dizer bobagens, menino!” (p. 16-17). Vocês verão durante a graduação como há nessa mensagem do pai uma corrente do pensamento social que interpreta as regras sociais como coercitivas, sem espaço para a individualidade, o “vetor epistemológico” subordinaria o individual ao coletivo.

Um dos primeiros dilemas da sociologia é a tensão entre a negação e a afirmação da realidade, o conservadorismo/estabilidade e o progresso/mudança. Ao não aceitar as convenções sociais, Marcelo começou a provocar vergonha nos pais quando recebiam visitas. Assim como no dilema doméstico, desde a Revolução Industrial começamos a colocar as transformações da sociedade como um “problema” a ser investigado, não é à toa que, em grego, a tradução mais correta para “regras da casa” é “oikonomia”, ou, economia.

“Marcelo” é único, carrega consigo uma complexidade em sua trajetória, particularidades históricas nem sempre dedutíveis de fórmulas gerais. Então, podemos falar do indivíduo também como “objeto” da sociologia, seus valores, o que orienta sua ação. Ruth Rocha nos apresenta outro “vetor epistemológico”, que é do indivíduo para o social, do nosso poder de construir novas regras, novas nomenclaturas.

A história continua, quando Marcelo grita em desespero: “Papai, papai, embrasou a moradeira do Latildo!” (p.22) – ou seja, estava pegando fogo a casinha de cachorro do Godofredo. O pai demorou a entender a mensagem, e o filho, triste percebeu que: “Gente grande não entende nada de nada, mesmo!” (p.23).

Assim como na história onde as palavras se misturam e se transformam, na Sociologia nós nos deparamos com a complexidade do mundo social, um verdadeiro emaranhado de relações, ideias e conceitos. Importante esse detalhe para refletirmos o quanto os jovens estudantes são introduzidos a uma nova gramática, um novo vocabulário, que é o acadêmico.

No fim, Ruth Rocha nos apresenta mais um vetor epistemológico, mais complexo, dialético, que é a tensão permanente entre o indivíduo e a sociedade. Diante da tristeza do filho, o pai de Marcelo diz que fará uma nova “moradeira” para o “latildo” – reconhecendo as expressões do filho, e a família passou a tentar entendê-lo. Não se incomodavam mais com o que as visitas pensam, ou seja, a mudança é possível.

Escrevendo esse texto pensei em até que ponto, a autora não tentou fazer alusão, metaforicamente, aos teóricos clássicos da sociologia. Apesar de “Marmelo” ser uma fruta, passa a ideia de um doce, marmelada, e relembra Émile Durkheim quando falava sobre coesão social, de uma consciência coletiva. Weber nos lembrava que cada “Marcelo” carrega consigo uma complexidade única, a diversidade dentro da particularidade. E, Marx, que nos convidou a explorar as dinâmicas da luta de classes, pode ser um verdadeiro “Martelo”, para a mudança social.

Como as ferramentas que transformam materiais brutos em obras de arte, a Sociologia nos capacita a desvendar as camadas mais profundas da sociedade. E se hoje vocês, jovens estudantes, se interessam pelas Ciências Sociais, algo os incomodou e alguma coisa não está fazendo sentido. Peço que guardem a ideia de que a sociologia vem a ser uma resposta intelectual diante da profundidade das transformações em curso, seja no século XVIII, XIX ou XXI. Lembrem-se sempre de que vocês são únicos e tem um papel vital na construção do conhecimento sociológico. Voltando à pergunta que mobilizou esse pensamento (“o que é a sociologia?”), eu diria que é a arte de aprender a ser “Marcelo, marmelo, martelo”.

Referência:

ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo. São Paulo: Moderna, 2011.

Rodolfo Lobato

Departamento de Sociologia

Universidade Federal do Paraná

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

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