Neste vídeo sobre homofobia, a pesquisadora do assunto explica introdutoriamente o que é homofobia. O ponto de partida dela é o verbete “homofobia” no dicionário. Ela argumenta que homofobia, no dicionário remetida como “medo da homossexualidade” tem o verbete utilizado para se referir a outras formas de homofobia, tais como, lesbofobia, transfobia e tem a ver com a necessidade de expressar o preconceito direcionado a todos aqueles sujeitos que estão de fora a um conjunto de expectativas de heterossexualidade. Não há como falar de homofobia sem falar de heterossexualidade compulsória.
Heterossexualidade compulsória
Ela se organiza a partir de um conjunto de convenções das quais se entende como normal você sentir atração sexual, desejo e se satisfazer a outro do gênero oposto. É uma ideia de uma orientação sexual natural que todas as pessoas têm uma vez que ser “homem” significa necessariamente sentir atração por mulheres. Essa assertiva não permite pensar outras maneiras através das quais possam viver o seu corpo, a expressão de si, desejo e seus prazeres se caracterizam como homofobia, transfobia, lesbofobia.
Canal Dialogando
O tema é de suma importância e, por isso, a professora Nádia Elisa Meinerz traz reflexões claras e concisas que nos ajudam a pensar a questão e problematizar nosso lugar e o(s) lugares dos outros no mundo. Como resultado desse reconhecimento, o blog Café com Sociologia indica o vídeo produzido por Caio dos Santos Tavares, mestrando em Sociologia (UFAL), editor do canal Dialogando.
Confira o vídeo homofobia:
Indicamos também:
O texto “O que é Homofobia?” , de Adriano Nunes;
O artigo “Discutindo relações de gênero entre discentes e docentes a partir das colaborações de Simone de Beauvoir e Pierre Bourdieu“, de Cristiano das Neves Bodart et al.