Por Andréa Giordanna Araujo da Silva*
No ambiente escolar, especialmente na Educação Básica, a apropriação de artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos variados é uma ação intrínseca ao trabalho do professor. O uso de diversas linguagens e o desenvolvimento de procedimentos de ensino diferentes deve ter como objetivo facilitar a compreensão do aluno sobre o conteúdo abordado em sala de aula.
Artefatos culturais
O conjunto dos materiais pedagógicos, dos recursos didáticos e demais produções materiais e imateriais elaboradas e experienciadas nas relações culturais, como costumes, tradições, valores e normas, expressões e experiências sensoriais, visuais, sonoras e palatáveis, música, dança, cinema dentro outros compõe o que se denomina de artefatos culturais.
Materiais pedagógicos
Produções escritas, orais e visuais, como um cordel temático, uma palestra ou um documentário, elaborados com a intenção de informar e formar o receptor da mensagem ou participante da prática cultural podem ser denominadas de materiais pedagógicos.
Para garantir a apropriação do conhecimento e dos procedimentos de aprendizagem próprios do universo escolar e relacionados aos campos disciplinares, diferentes materiais didáticos, com distintos formatos e utilizando diversas linguagens, têm sido produzidos para o trabalho pedagógico nas instituições de ensino.
Recursos didáticos
Criados para serem utilizados pelos estudantes, com ou sem o auxílio direto do professor, os recursos didáticos têm como função possibilitar a eles acessar conhecimentos e atividades, de forma independente ou orientada, que considerem a suas demandas sociais de formação e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo e cultural. São livros de leitura, cadernos de exercício, livros didáticos, jogos, mapas temáticos e vídeos, dentre outros, elaborados exclusivamente para a aprendizagem no ambiente escolar. São materiais que passam por avaliações no interior da escola (com mediações pedagógicas e contextuais dos professores e da gestão escolar), que são constantemente objeto de análise do campo disciplinar específico, que estrutura os conhecimentos e práticas a serem transmitidos como ciência, e também podem sofrer mediações e interferências, no momento de sua produção, de dispositivos oficiais, como as orientações e diretrizes oficiais de âmbito nacional ou local. É o caso, por exemplo, dos livros didáticos, quando incorporados aos programas nacionais de distribuição de material didático às escolas.
* Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Como citar este texto:
SILVA, Andréa Giordanna Araujo da. O que são artefatos culturais, materiais pedagógicos e recursos didáticos? Blog Café com Sociologia, Maceió, mai. 2020.
Um artigo bastante interessante, com fundamentos científicos de realce.
Obrigado.