Logo da ABECS

Carta Aberta pela obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio

logo-da-abecs

Lei 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017, encaminha o processo desencadeado pela Medida Provisória 746/2016 de “Reforma do Ensino Médio” brasileiro. Em poucos meses o Governo Federal desconsiderou os debates educacionais de décadas e promoveu alterações legais que irão impactar o currículo escolar e a formação de professores(as) nos cursos de Licenciatura nas universidades.

Em nome da “modernização” e da “flexibilização” curricular, o Governo Federal desvaloriza disciplinas fundamentais à formação de nossos jovens, tornando o Ensino Médio ainda mais deficitário. Confunde a opinião pública com uma Lei que trata da obrigatoriedade de “estudos e práticas” e não de disciplinas, deixando definições para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que, até o momento, é um processo indefinido e nebuloso.

Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) ratifica sua contrariedade à Lei 13. 415/2017 e defende a obrigatoriedade da disciplina de Sociologia nos três anos do currículo do Ensino Médio. Trata-se de uma posição não apenas coorporativa, mas de defesa da educação pública brasileira e contra os retrocessos em direitos sociais que estão no horizonte do projeto atual do governo brasileiro.

Somos solidários aos colegas das demais áreas do conhecimento que estão sendo alijadas da formação de nossa juventude por uma Reforma “surda” aos posicionamentos das entidades científicas, da maioria dos(as) profissionais da educação e de milhares de estudantes secundaristas que ocuparam escolas denunciando o sucateamento da educação pública em nosso país e mostrando-se contrários às reformas apresentadas pelo governo.

Vamos manter o debate público com a sociedade brasileira, denunciando o empobrecimento do Ensino Médio, as contradições de uma Reforma que acena à educação em tempo integral em cenário de aprovação da PEC 55/2016 que diminui investimentos e, sobretudo, anunciando nossa disposição ao debate democrático e à luta por uma escola de qualidade e, de fato integral, na qual as ciências, as artes e a filosofia tenham assegurado seu espaço formativo.

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2017.

Diretoria da ABECS.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O blog foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente tratava-se de uma espécie de “espaço virtual” para guardar materiais de suas aulas. Na ocasião lecionava em uma escola de ensino público no Estado do Espírito Santo. Em 2012 o Roniel Sampaio Silva, na ocasião do seu ingresso no Instituto Federal, tornou-se administrador do blog e desde então o projeto é mantido pela dupla.

O blog é uma das referências na temática de ensino de Sociologia, sendo acessado também por leitores de outras áreas. Há vários materiais didáticos disponíveis: textos, provas, dinâmicas, podcasts, vídeos, dicas de filme e muito mais.

Em 2019 o blog já havia alcançado a marca de 9 milhões de acessos.

O trabalho do blog foi premiado e reconhecido na 7º Edição do Prêmio Professores do Brasil e conta atualmente com milhares de seguidores nas redes sociais e leitores assíduos.

Seguimos no objetivo de apresentar aos leitores um conteúdo qualificado, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais mais acessíveis.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

2015 05 livro linchamentos
Previous Story

[ já realizado] Sorteio de livro: Linchamentos – José de Souza Martins

1111
Next Story

Especificidades da Sociologia no Ensino Médio

Latest from Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais

Go toTop