I Olimpiada de Sociologia do Rio de Janeiro

I Olimpiada de Sociologia do Rio de Janeiro

Edital da I Olimpíada de Sociologia do estado do Rio de Janeiro

  1. Apresentação:

A I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro destina-se aos docentes em exercício do magistério e aos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das instituições educacionais das redes públicas e privada do território fluminense. Seu principal objetivo é promover a familiarização de estudantes do Ensino Médio com os conceitos, categorias, temáticas e autores das Ciências Sociais. Sua finalidade é contribuir para a consolidação e expansão da Sociologia como disciplina escolar, promovendo reflexões e debates acerca de estratégias lúdicas e criativas para o seu ensino. A I Olimpíada de Sociologia foi pensada como um torneio entre equipes de distintas instituições educacionais, porém estimulando as práticas colaborativas intraescolas. Com isto pretende-se chamar atenção das redes públicas e privada, dirigentes, docentes, público em geral, e principalmente dos estudantes, em sua maioria jovens, para a relevância do pensamento sociológico na atualidade.

  1. Objetivos:

(a) Inserir a disciplina Sociologia na dinâmica das Olimpíadas Escolares;

(b) Integrar os estudantes, dirigentes, docentes de Sociologia atuantes no Estado do Rio de Janeiro;

(c) Mobilizar a comunidade escolar e acadêmica em torno da Sociologia no Ensino Médio;

(d) Apresentar e experimentar novas metodologias de ensino;

(e) Contribuir para a formação e atualização dos docentes;

(f) Popularizar a Sociologia;

(g) Familiarizar os estudantes com a linguagem sociológica.

  1. Justificativa:

A disciplina de Sociologia foi inserida na rede estadual do Rio de Janeiro em 1989. Sua inserção nas redes públicas e privada se fortaleceu ainda mais a partir de 2008, quando se tornou obrigatória nacionalmente em todas as séries do Ensino Médio. É notório o interesse dos estudantes por essa disciplina que tão bem se comunica com seu cotidiano. Essa história merece ser celebrada, sendo esse o intuito da I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. Ela visa valorizar e fortalecer ainda mais a presença da Sociologia no Ensino Médio. As atividades da I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro pretendem incentivar os docentes atuantes na Educação Básica a terem contato com novas metodologias de ensino, buscando também estimular o caráter cooperativo entre as equipes participantes. Reforçamos o esforço integrativo da iniciativa, almejando reunir docentes e estudantes. O principal objetivo é chamar atenção para a qualidade e a relevância da oferta da disciplina no Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro.

4.Regras de Participação:

4.1. A inscrição das equipes deverá ser feita necessariamente por um docente responsável. Cada instituição de ensino poderá inscrever somente uma (1) equipe, tendo pelo menos um (1) docente responsável.

4.2. Os docentes interessados em participar com equipes de estudantes devem estar em efetivo exercício do magistério na disciplina Sociologia em uma das instituições de ensino das redes públicas e/ou privada do Estado do Rio de Janeiro.

4.3. Os estudantes devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio ofertado por uma das instituições de ensino das redes públicas ou privada do estado do Rio de Janeiro.

4.4. Cada equipe poderá ser formada por no mínimo sete (7) e no máximo onze (11) participantes. Sendo até três (3) docentes e oito (8) estudantes, sendo, no mínimo, um (1) docente, seis (6) alunos titulares e até dois (2) suplentes.

4.5. As equipes poderão contar com estudantes regularmente matriculados em qualquer uma das séries do Ensino Médio (1º, 2º e/ou 3º anos).

4.6. Só poderão participar equipes inscritas conforme as regras do edital.

4.7. A Olimpíada prevê a participação de, no máximo, 16 equipes.

4.8. O deslocamento para o local da Olimpíada é de responsabilidade das equipes participantes.

4.9. A organização do evento não se responsabiliza pela alimentação dos participantes.

4.10. Não haverá limite de inscrição de equipes por professor/escola.

  1. Inscrição:

5.1. Cabe aos docentes responsáveis pelas equipes realizarem a inscrição.

5.2. O período de inscrição vai do dia 15/07/2019 até 30/08/2019.

5.3. A inscrição será feita exclusivamente através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKqXA8pribK4mXnGWtgl-H_c8_5IJfGVuSY1UDeP6ggBwDVQ/viewform?usp=pp_url

5.4. No credenciamento, os docentes responsáveis deverão apresentar a seguinte documentação dos membros das equipes:

5.4.1. Docentes: original e cópia do documento de identificação oficial com foto e comprovante de efetivo exercício do magistério na disciplina Sociologia na instituição de ensino indicada no ato da inscrição.

5.4.2. Estudantes: original e cópia do documento de identificação oficial com foto e cópia do comprovante de matrícula no Ensino Médio ofertado na instituição de ensino indicada no ato da inscrição.

5.4.3. Estudantes menores de 18 anos: autorização dos pais ou responsáveis legais (modelo no Anexo 1 deste edital), original e cópia do documento de identificação oficial com foto e cópia do comprovante de matrícula no Ensino Médio ofertado na instituição de ensino indicada no ato da inscrição.

5.5. A inscrição e a participação tanto dos professores como dos estudantes na I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro são gratuitas.

5.6. Todas as informações relativas ao acompanhamento das inscrições serão disponibilizadas no site: https://abecs.com.br/olimpiadadesociologiarj/

  1. Da seleção das inscrições:

6.1. Em virtude de limitações no espaço físico do local de realização da I Olímpiada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, serão admitidas as inscrições de 16 equipes. Caso inscrevam-se mais de 16 equipes, a Comissão Organizadora fará uma seleção.

6.2. A comissão de seleção será composta pela coordenação da Unidade Regional da ABECS-RJ e por professores e pesquisadores vinculados ao Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

6.3. Os critérios de seleção das equipes devem obedecer aos seguintes princípios:

6.3.1. Priorizar a participação de escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

6.3.2. Priorizar a maior participação possível de instituições de ensino de diferentes municípios e regiões da rede pública de ensino.

6.3.3. Caso a quantidade de equipes inscritas ultrapasse o número máximo de inscrições, será selecionada apenas uma equipe das instituições de ensino com mais de um Campi ou Unidade.

  1. Dos Jogos da Olimpíada:

7.1. A I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiroacontecerá no dia 08 de outubro de 2019 das 13:00h às 18:00h no Colégio Estadual Antônio Prado Junior (CEAPJ), localizado à Rua Mariz e Barros, 273-A, bairro Praça da Bandeira, município do Rio de Janeiro.

7.2. A I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro será composta por três jogos simultâneos que acontecerão entre 14h e 17h. Na sequência, haverá a premiação.

7.3. Cada equipe irá se dividir em duplas para participar dos três jogos simultaneamente.

7.4. A I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro será composta por três jogos didático-pedagógicos: (a) “República em Jogo”; (b) “Lutas Simbólicas”; (c) “Quiz Antropológico”.

  1. Da competição:

8.1. A I Olimpíada de Sociologiado Estado do Rio de Janeiroserá composta de 3 jogos concomitantes. Ao final, ganha a competição a equipe que tiver a maior pontuação no somatório dos jogos.

8.2. No credenciamento das equipes, o(s) docente(s) responsável(eis) deverão indicar as duplas de estudantes titulares para cada um dos três jogos, que serão disputados de maneira concomitante, em distintos espaços, no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior. Os docentes responsáveis pelas equipes têm livre acesso aos espaços em que serão disputados os jogos da I Olimpíadade Sociologia do Estado do Rio de Janeiro.

8.3. Será admitida a presença de dirigentes, docentes, estudantes, pais e responsáveis, desde que devidamente credenciados, na condição de torcedores. Os torcedores deverão se portar seguindo os princípios de urbanidade. A Comissão Organizadora poderá deliberar, durante o evento e após a conclusão deste, pela eliminação de qualquer equipe em virtude de ocorrências envolvendo a sua torcida.

8.4. A dupla vencedora em cada um dos jogos ganhará 40 pontos; a dupla que ficar em 2º lugar ganhará 25 pontos; em 3º lugar, 10 pontos; e, em 4º lugar, 5 pontos.

8.5. Ao final das rodadas de jogos, serão contabilizados os pontos da equipe por instituição educacional. Será declarada vencedora a equipe que obtiver o maior número total de pontos.

8.6. A critério da Comissão Organizadora, poderão ser instituídas outras formas de pontuação, que deverão ser publicizadas até 24 horas antes do início da I Olímpiada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro.

  1. Comissão Organizadora:

9.1. A Comissão Organizadora da I Olímpiada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro será composta pelos seguintes profissionais:

. Alexandre Fraga (SEEDUC RJ)

. Ana Paula Carvalho (PUC-Rio)

. Anita Handfas (LabES UFRJ)

. Gustavo Cravo (UFRJ e PUC-Rio)

. Joana da Costa Macedo (SEEDUC RJ e UFRJ)

. Julia Polessa Maçaira (LabES UFRJ)

. Lucas Nasra (PUC-Rio)

. Mario Jorge de Paiva (PUC-Rio)

. Thiago Esteves (CEFET-RJ)

9.2. Os membros da Comissão Organizadora da I Olímpiada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro não poderão participar na condição de professores responsáveis por qualquer das equipes inscritas no torneio.

 

  1. Contatos:

10.1. Em caso de dúvidas e/ou recursos o contato com a comissão organizadora da I Olímpiada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro deverá ser realizado exclusivamente pelo seguinte e-mail: <[email protected]>.

 

  1. Dos Casos Omissos:

11.1. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 

  1. Cronograma:

Inscrição 15/07/2019 a 30/08/2019
Avaliação das Inscrições 01/09/2019 a 14/09/2019
Inscrições Deferidas 15/09/2019
Recursos 16/09/2019
Resultado dos Recursos 18/09/2019
Credenciamento 08/10/2019 das 13:00h às 13:50
Jogos 08/10/2019 das 14:00 às 17:00
Apuração 08/10/2019 das 17:00h às 17:30
Premiação 08/10/2019 das 17:30 às 18:00

 

Realização:

Unidade Regional do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS-RJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes – LabES UFRJ

Colégio Estadual Antônio Prado Júnior – CEAPJ

 

Apoio:

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

 

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2019.

 

Coordenação da Unidade Regional ABECS do Rio de Janeiro

Julia Polessa Maçaira

Gustavo Cravo de Azevedo

Thiago Esteves

 

Versão em PDF AQUI

***

ANEXO 1

AUTORIZAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS

(SOMENTE PARA MENORES DE DEZOITO ANOS)

Eu___________________________________________________, Carteira de Identidade nº__________, orgão expedidor __________, CPF nº_____________________ responsável legal, na qualidade de __________________________________(pai, mãe ou tutor), do menor ___________________________________________________________, nascido (a) em ___ de ____________do ano de _________, AUTORIZO(AMOS) a participação na I Olimpíadas de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro,assumindo toda a responsabilidade pela presente autorização e participação do menor.

Rio de Janeiro/RJ, _______________de ______de 2019.

___________________________________________________

Nome completo e assinatura do responsável legal

 

Versão em PDF AQUI

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: