Chamada pública para submissão de capítulo de livro físico: ensino de Sociologia

Chamada pública para submissão de capítulo de livro físico: ensino de Sociologia
CHAMADA PÚBLICA

SUBMISSÃO DE CAPÍTULOS PARA LIVRO FÍSICO

Título do livro: O ensino de Sociologia no Brasil

Coleção: Café com Sociologia

Convidamos a V.Sa. para compor a equipe de autores do livro “O ensino de Sociologia no Brasil” organizado pelos professores Dr. Cristiano das Neves Bodart (Ufal) Roniel Sampaio-Silva (IFPI). Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito da Editora Café com Sociologia, mais especificamente uma obra de cunho acadêmico que integrará a série “O ensino de Sociologia no Brasil” [1].

O livro terá ISBN, assim como ficha catalográfica, comissão científica e conselho editorial composto por doutores.

Leia todo o documento para obter as informações necessárias referente a participação, eixos temáticos, investimento, cronogramas etc.

  1. EIXOS TEMÁTICOS:

Os textos submetidos deverão encaixar-se em um dos quatro eixos do livro, os quais são:

Eixo 1 – A sociologia escolar como objeto de pesquisa: visa contribuir com análises e reflexões sobre o subcampo do ensino de Sociologia, tais como estudos bibliométricos, discussões em torno da produção de pesquisas em periódicos e anais de eventos acadêmicos e livros. Enquadra neste eixo estudos que se voltam para a análise da comunidade científica que se dedica ao tema, bem como discussões entorno de uso de teorias, métodos e técnicas de pesquisas nos estudos do tema.

Eixo 2 – Pensando as potencialidades do ensino de Sociologia: visa aprofundar as discussões entorno do objetivos e propósitos do ensino de Sociologia no Ensino Básico. Enquadra neste eixo pesquisas que discutem impactos do ensino de Sociologia sobre os alunos e instituições.

Eixo 3 – Sociologia escolar: conteúdo e currículo: contempla reflexões entorno dos conteúdos ensinados nas escolas, bem como o lugar da Sociologia no currículo, destacando o valor dado a disciplina pelos alunos, professores e/ou a comunidade escolar.

Eixo 4 – Experiências pedagógicas no ensino de Sociologia: O eixo abarca relatos de experiências docentes no ensino de Sociologia, com ênfase em experiências executadas e que tenha gerado bons resultados no ensino-aprendizagem dos alunos.

  1. ORIENTAÇÕES GERAIS:

Os capítulos poderão ser produzidos em coautoria (até 3 autores). Os textos não poderão exceder o limite máximo de 15 páginas, incluindo as referências. Serão selecionados entre 8 a 12 textos para compor a obra. Todos os textos serão avaliados por uma comissão científica constituída por doutores.

PRAZO DE SUBMISSÃO: até 30/04/2019

2.1 ORIENTAÇÕES DE ENVIO/Submissão

A submissão deve ser realizada exclusivamente por meio do formulário disponível AQUI

 

2.2 CRITÉRIOS PARA A PARTICIPAÇÃO

Ao menos um dos autores do capítulo deve possuir titulação mínima de mestre ou ter publicado ao menos dois artigos sobre o tema “ensino de Sociologia” em periódicos científicos. Cada autor pode submeter apenas uma proposta, mesmo que em coautoria. Os textos devem ser inéditos.

2.3 FINANCIAMENTO COLETIVO:

Cada autor financiará uma “cota parte”[2] de 40 exemplares do livro, no valor total aproximado de 500 reais (custo de cerca de 12,5 reais por exemplar). Com isso, o autor terá direito a 38 exemplares (pois dois será doado aos pareceristas como agradecimento ao serviço prestado – cada capítulo será avaliado por dois colaboradores). Caso o custo seja menor do que o planejado ou o número de autores seja acima da expectativa, o valor da cota parte poderá ser menor[3]. No cálculo dos valores não há existência de lucro ou algum benefício ao organizador ou demais envolvidos, ou seja, o valor total dos serviços de produção serão igualmente dividido pelo número de autores.

A forma de pagamento se dará quando o livro for enviado à gráfica, sendo parcelado no cartão de crédito em até 3 vezes sem juros, diretamente à editora. O custo do frete para recebimento dos exemplares é de responsabilidade de cada um dos autores – muito provavelmente o livro será produzido por gráfica de Minas Gerais.

Todos os autores terão acesso a prestação de contas (orçamento, valores recebidos dos autores e pagos a editora). Caso algum autor apresente orçamento menor com as mesmas especificações do serviço (do livro) estaremos contratando o menor preço.

O autor desejando comercializar seus exemplares, o preço deverá ser de 25 reais cada.

 

3. CRONOGRAMA – 2019(previsão):

Até 30 de abr. Recebimento das propostas
Até 15 de mai. Resultado preliminar da seleção dos textos
Até 10 de jun. Avaliação da comissão científica para indicações de ajustes e parecer final
11 a 15 de jun. Resultado final e indicações de ajustes (se necessário)
Até 15 de jul. Envio, pelo autor, da versão final do capítulo com os ajustes necessários
01 a 20 de ago. Envio a editora para a diagramação da obra – Pagamento da cota parte[5]
Setembro Aprovação da diagramação
Setembro Envio para a gráfica
Novembro Finalização da obra e envio dos exemplares aos autores

4. NORMAS PARA O CAPÍTULO:

Os trabalhos deverão ser apresentados em formato de capítulos, com observância das seguintes regras:

  1. a) Texto de 10 (dez) a 15 (quinze) páginas, incluindo as referências. TÍTULO 1 – Use fonte 12 em negrito, em caixa alta. SUBTÍTULO 1 – Use fonte 12 em negrito;
  2. b) Tipo de Fonte: Times New Roman;
  3. c) Tamanho da fonte: 12;
  4. d) Espaço: 1,5 cm entre as linhas do texto;
  5. e) As margens do documento devem ter 3 cm na parte superior e esquerda e 2 cm na direita e na parte inferior;
  6. f) Nome do/a(s) autor/a(es) logo abaixo do título;
  7. g) Fazer um resumo que deve conter de 250 a 700 caracteres, com espaço simples, fonte 12, seguido de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave – servirá de base para o organizador do livro na apresentação do mesmo;
  8. h) Citações, a partir de 3 linhas com espaçamento simples, recuo à esquerda de 4 cm com fonte tamanho 10;
  9. i) Referências no final do texto em ordem alfabética de sobrenome dos autores (ver normas da ABNT);
  10. j) Para notas de rodapé, usar fonte Times New Romantamanho 10;
  11. k) Para figuras/imagens/tabelas/gráficos/quadros e similares, o títulos deve estar na parte superior com fonte 10, assim como os conteúdos das tabelas, quadros, gráficos e similares. Estas deverão ser preparadas para serem impressas em P&B. Não insira imagens de baixa qualidade. Procure manter uma qualidade razoável, que torne as imagens facilmente visualizáveis e imprimíveis. Caso as imagens sejam produzidas por terceiros, é obrigatório que seja preenchida o termo autorização de uso. Caso utilize imagens retiradas da internet, selecione apenas as que possuam direitos de uso marcado para reutilização, citando abaixo a fonte e o caminho (link) para acessá-la;
  12. l) Uma breve biografia do/a autor/a, incluindo a instituição de vínculo deve ser inserida no final do capítulo, após as referências bibliográficas (na obra essas informações comporão uma biografia dos autores que será inserida no final do livro);
  13. m) O/a autor/a deverá indicar o eixo ao qual pertence o seu artigo de modo a facilitar a organização do livro que será por eixos temáticos;
  14. n) É fundamental que antes de submeter o texto, o mesmo passe por uma revisão gramatical e ortográfica – esse serviço é de responsabilidade dos autores;
  15. o) o arquivo submetido deve estar obrigatoriamente em formato word.

5. ESPECIFICAÇÕES DO LIVRO:

Tamanho:Aproximadamente 170 pp.

Formato:14 x 21cm (A5).

Capa: Triplex, 4 x 0 cores, brilho.

Orelhas: 8 cm.

Miolo: Papel Offset ou Pólen 80g 1 x 1 cores impresso. Brochurado.

Tiragem: Entre de 400 a 600 exemplares (a depender do número de autores –  quanto mais autores, maior a tiragem).

 

6. DIVULGAÇÃO DO LIVRO:

A obra será divulgada no Blog Café com Sociologia[6] e fanpage desse blog. Cada autor será responsável pela venda ou doação de seus exemplares, bem como atividade de lançamento em suas instituições ou eventos. Possivelmente a editora disponibilizará em seu site (para venda) alguns exemplares custeado pela editora. Após constatado que o livro está esgotado (quando os autores não mais possuir exemplares), o mesmo poderá ser transformado em E-book e disponibilizado no Blog Café com Sociologia e no site da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS)[7] para ser baixado gratuitamente.

Mais informações:

Tratar diretamente com os organizadores pelos e-mails:

[email protected]

e

[email protected]

 

Versão das orientações em PDF AQUI

 

Agradecemos o interesse pela parceria

Cristiano das Neves Bodart,

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Educação dessa mesma instituição. Editor do Blog Café com Sociologia, editor gerente dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS), da Revista Latitude e da Revista Café com Sociologia. Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Roniel Sampaio-Silva,

Mestre em Educação Pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Editor do blog Café com Sociologia. Integrante da Comissão de Comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Membro do conselho editorial da Revista Café com Sociologia.

 

 

Cassiane da C. Ramos Marchiori Bodart

Editora Executiva – Editora Café com Sociologia

Editora Café com Sociologia

Prefixo Editorial: 80282

CNPJ: 32.792.172/0001-31

Rua Manoel Fernandes da Silva, n. 23, Quadra E, Tabuleiro dos Martins

Maceió-Alagoas

CEP. 57081011

 

 

Notas:

[1]Disponível em: www.cafecomsociologia.com

[2]O autor pode pagar por mais de uma cota parte, se desejar, recebendo assim o número de cotas correspondentes. Obras em coautoria, todos pagam sua cota parte e recebem seus 38 exemplares cada um.

[3]Quanto mais autores existir no conjunto de todos os capítulos, menor será o valor a ser pago por cada em sua pela sua cota parte.

[4]A cota parte será paga diretamente a editora prestadora de serviço no momento de envio dos textos para a diagramação e impressão.

[5]Disponível em: www.cafecomsociologia.com

[6]Disponível em: https://abecs.com.br

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: