São três os principais tipo de estratificação social:
Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;
Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro.
É importante ressaltar que todos os aspectos de uma sociedade – economia, política, social, cultural, etc. – estão interligados. Assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas posições econômicas em geral também têm poder e desempenham posições profissionais valorizadas socialmente.
Também importante lembrar que a constituição de sociedades estratificadas socialmente é um fenômeno histórico; ou seja, as diferenciações sociais e a formação de suas características ocorrem em função de processos históricos explicáveis dentro de suas próprias lógicas. Portanto, não são fenômenos “naturais”, derivados de alguma lógica exterior ao próprio ser humano. São processos construídos por agentes humanos que se opõem, sob a forma de grupos, no campo do conflito.
A estratificação social é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais. Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser: castas (Índia), estamentos (Europa Ocidental durante o feudalismo) e classes sociais (sociedades capitalistas).
Existem sociedades em que os indivíduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcançar, com o decorrer do tempo, uma posição social mais elevada. No entanto, existem sociedades em que, mesmo usando de toda a sua capacidade e todo os seus esforços, o indivíduo não consegue alcançar uma posição social mais elevada. Nesses casos, a posição social lhe é atribuída por ocasião do nascimento, independentemente de sua vontade e sem perspectiva de mudança. Ele carrega consigo, por toda a vida, a posição social herdada.
A sociedade indiana é estratificada dessa maneira; um sistema de estratificação social muito rígido e fechado que não oferece a menor possibilidade de mobilidade social. É o sistema de castas que, por exemplo, permite casamentos apenas entre pessoas de uma mesma casta. Tal sistema de castas foi abolido oficialmente em 1947, mas a força da tradição faz com que persista, na prática, até os dias de hoje.
Estamentos
A sociedade feudal da Europa na Idade Média foi um exemplo típico de uma sociedade estratificada em estamentos.
Estamento ou estado é uma camada social semelhante à casta, porém mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social ascendente é difícil, porém não impossível, como na sociedade de castas.
Na sociedade feudal, os indivíduos só muito raramente conseguiam ascender socialmente. Essa ascensão só era possível em alguns casos: quando a Igreja recrutava, em certas ocasiões, seus membros entre os mais pobres, caso o rei conferisse um título de nobreza a um homem do povo, ou ainda se a filha de um rico comerciante casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia.
Essas situações eram difíceis de acontecer e normalmente as pessoas permaneciam no estamento em que haviam nascido.
Classes sociais
Podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos, segundo suas situação em relação aos elementos da produção: proprietários e não proprietários dos meios de produção. As relações de produção dão origem a duas camadas sociais diferentes. A essas camadas damos o nome de classes sociais. Classicamente, designamos essas classes sociais como burguesia e proletariado.
Apesar de ser correntemente usada para designar as camadas sociais em vários momentos da história da humanidade, esta designação é aplicada com maior precisão para a sociedade capitalista. Assim, o prestígio social, o poder político e a capacidade de consumo de luxo, de modo geral, são privilégios dos proprietários dos meios de produção.
As transformações por que passaram as sociedades capitalistas no século XX também nos mostram que houve mudanças significativas na sociedade capitalista tornando-a muito mais complexa do que em sua fase inicial de desenvolvimento. A mudança mais notável foi o crescimento de uma forte e volumosa classe média nos países centrais do capitalismo, ocupando funções nos diversos setores dos ramos de prestação de serviços e da pequena e média propriedade. Assim, a análise das sociedades capitalistas do final do século XX deve, necessariamente, levar em consideração esta camada social intermediária entre os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.
As Classes Sociais no Brasil – Atividade
O modelo acima trata-se de um esquema instrumental muito utilizado para a compreensão da realidade. É importante atentarmos para o fato de que a realidade é muito mais complexa. Desta forma, quais críticas podemos fazer a esse modelo de estratificação social (o que não condiz com a realidade)?
As Classes Sociais no Brasil – Atividade
O modelo acima trata-se de um esquema instrumental muito utilizado para a compreensão da realidade. É importante atentarmos para o fato de que a realidade é muito mais complexa. Desta forma, quais críticas podemos fazer a esse modelo de estratificação social (o que não condiz com a realidade)?
Estratificação Social e Mobilidade Social – Atividade
Observe a charge abaixo e explique-a (relacionando a temática “mobilidade social”).
Questão a ser abordada:
O papel dos aparelhos de repressão e dos aparelhos ideológicos do Estado na manutenção do status quo (estado atual das coisas).
Fonte da charge: https://www.wsc.ma.edu/sociology/aquino/SocialStrat.html
Texto adaptado de Oliveira, Pérsio Santos de; Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 1997, 17ª edição, pp. 71-80.
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.
Desde o pricípio do mundo as igualdades são por legítima derivações de classes, como: Rei, escravos, pessoas que nasciam de famílias pobres senão crescesse na vida iriam morrer pobres. Então a minha conclusão informa que não é só antigamente, mas, até o nosso cotidiano; e não acaba vai ser sempre assim.
Acredito que podemos até nascer pobres, mas a pobreza maior é a de Espirito, pois aquele que não se conforma com sua condição de pobreza, vai trabalhar, vai atras das oportunidades para sempre melhorar de vida. Acredito que se pode até nascer rico, mas se não souber administrar o seu dinheiro, investí-lo de forma correta pode se perder tudo repentinamente.Não importa a condição em que vc nasceu, o que realmente importa é como você se porta diante de sua condição.
O Site foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente, funcionava como um espaço virtual destinado ao armazenamento e compartilhamento de materiais utilizados em suas aulas, quando lecionava na rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Em 2012, Roniel Sampaio Silva, por ocasião de seu ingresso no Instituto Federal, passou a integrar a administração do blog. Desde então, o projeto é desenvolvido e mantido em parceria pelos dois pesquisadores.
Ao longo de sua trajetória, o blog consolidou-se como uma das principais referências nacionais na área de ensino de Sociologia, sendo amplamente consultado por professores, estudantes, pesquisadores e leitores de diferentes áreas do conhecimento. O portal reúne uma extensa coleção de materiais didáticos, incluindo artigos, planos de aula, avaliações, dinâmicas pedagógicas, podcasts, vídeos, indicações de filmes e diversos outros recursos voltados à educação.
Em 2019, o blog ultrapassou a marca de 9 milhões de acessos, evidenciando seu alcance e relevância no cenário educacional brasileiro.
O trabalho desenvolvido pelo blog foi reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Atualmente, o projeto reúne centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e mantém uma comunidade de leitores que acompanha regularmente suas publicações.
Seguimos comprometidos com a missão de produzir e divulgar conteúdos de qualidade, contribuindo para tornar os conhecimentos das Ciências Sociais cada vez mais acessíveis, relevantes e úteis para a formação crítica de estudantes, educadores e da sociedade em geral.
Direitos autorais
Atribuição-SemDerivações CC BY-ND Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos. ® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.
7 erros/imprecisões comuns quando se fala/escreve sobre história do ensino de Sociologia Cristiano das Neves Bodart É comum encontrar algumas afirmações equivocadas
Desde o pricípio do mundo as igualdades são por legítima derivações de classes, como:
Rei, escravos, pessoas que nasciam de famílias pobres senão crescesse na vida iriam morrer pobres. Então a minha conclusão informa que não é só antigamente, mas, até o nosso cotidiano; e não acaba vai ser sempre assim.
hjh
amei
amei
Excelente!
Boa!
muito bom ;-; espero tirar uma nota boa em sociologia
ótimo!
Acredito que podemos até nascer pobres, mas a pobreza maior é a de Espirito, pois aquele que não se conforma com sua condição de pobreza, vai trabalhar, vai atras das oportunidades para sempre melhorar de vida. Acredito que se pode até nascer rico, mas se não souber administrar o seu dinheiro, investí-lo de forma correta pode se perder tudo repentinamente.Não importa a condição em que vc nasceu, o que realmente importa é como você se porta diante de sua condição.