O que faz um vice-prefeito?

Baixe livro gratuito sobre gestão pública

O que faz um vice-prefeito?

Por Caio dos Santos Tavares*

O Dialogando dessa semana você irá acompanhar um novo episódio da série especial eleições. Veja os outros vídeos na nossa playlist

Nos últimos dias estamos acompanhando diariamente entrevistas, debates e propagandas com candidatos para o cargo do poder executivo município que é o prefeito(a), contudo você reparou que pouco se fala daqueles e daquelas que pleiteiam a possibilidade de serem vice-prefeito(a)? Você assistiu alguma entrevista, debate ou uma propaganda que teve o destaca o candidato a vice-prefeito(a)?

Interessante notar que, nas eleições a estratégia política adotada é de focalizar as atenções naquilo que o candidato a prefeito pretende realizar. Assim, pouco conhecemos o seu parceiro de chapa. Mas, afinal, por que é importante saber qual é o candidato a vice-prefeito(a)? Saiba que esse poderá a qualquer momento assumir o cargo. Há casos que o candidato a vice não tem nenhuma identificação ideológica com o prefeito. Nesse sentido, caso ele assuma certamente terá outros planos para o município, diferente daquele que levou a sociedade eleger a chapa. Saiba quem é o candidato a vice do prefeito (a) antes de votar.

E no vídeo a seguir você verá o que faz um vice-prefeito:

O que você vai ver neste vídeo?

Nesse vídeo você entenderá como são escolhidos o vice-prefeito, quais são suas funções dentro da administração municipal, quais são os critérios dessa escolha e quais são as situações que o vice-prefeito pode tornar-se prefeito.

Como usar o vídeo?

O professor poderá pausar o vídeo em cada momento que for terminado a explicação da definição o que faz o vice-prefeito. Nesse sentido, verificar a capacidade de compreensão do conteúdo do vídeo e tirar eventuais dúvidas dos discentes.

Dica de atividade pedagógica

1. Você me conhece?

Objetivo: avaliar se os alunos conhecem os ex-vice-prefeitos e ex-prefeito de seu munícipio.

Primeiro momento:

Mostrar fotos dos prefeitos e vice-prefeitos.

Segundo momento:

Pedir para os alunos falem os nomes desses representantes.

Terceiro momento:

Analisar a partir dos vídeos 1 e 2  as funções desses dois cargos e a importância desses cargos

Inscreva-se no o canal Dialogando no youtube!

Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do youtube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e Mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Todo conteúdo áudio visual produzido pelo dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. Por fim, mais não menos importante, ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia. A final de contas, o conhecimento é um bem público!

Nosso canal oferece, de antemão, a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a educação básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais à sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das Ciências Sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso a esse conhecimento em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Assim também, esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

Desta forma, o Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da sociologia no ensino médio. Nesse sentido, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina de Sociologia na educação básica.

Nota:

* Graduado em Ciências Sociais e mestrando em Sociologia (UFAL). Atualmente desenvolve a sua dissertação que tem o intuito de compreender o senso prático sociológico de Fernando de Azevedo que o levou a produzir relevantes compêndios de Sociologia, mesmo não sendo formado em Ciências Sociais ou em Sociologia. Tem experiência na área de educação e novas tecnologias, com ênfase em ensino de Sociologia e redes sociais. Integra o núcleo de estudos e pesquisa em ensino de ciências sociais do instituto de Ciências Sociais (Xingó/Nepecs) e o grupo de pesquisa sobre o ensino de conhecimentos das Ciências Sociais (Consciências-Sociais). Lattes AQUI

E-mail: caiotavares_@hotmail.com.

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/

DIALOGANDO – #COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile