O que faz um assessor de vereador?

O que faz um assessor de vereador?

O que faz um assessor de vereador?

Por Caio dos Santos Tavares*

Um vereador eleito, ao assumir, possuiu uma série de atividades que precisa desenvolver ao longo dos 4 anos de mandato. Assim, com a finalidade de atender as demandas dos cidadãos. Os vereados contam com uma equipe de pessoas que ajudam a resolver as questões complexas da administração pública municipal: são os assessores. Esses ajudam os vereados nos mais variados assuntos desde a parte jurídica até na comunicação com a comunidade.

Nos últimos anos o debate político brasileiro vem sendo pautado pela necessidade de cortes de verba dos parlamentares. Os defensores dessa ideia proclamam que para exerce a atividade de congressista (no Congresso Nacional) não é necessário ter 25 assessores, pois isso acaba onerando os cofres públicos. Esse discurso da austeridade fiscal é contra argumentado por aqueles que dizem que os assessores cumprem uma função importante na organização da burocracia do gabinete do deputado, do senador ou do vereador, pois entre suas atribuições auxiliam o represente em seu ofício. Portanto, realizar esses cortes poderia prejudicar o exercício do mandato do vereador.

No vídeo a seguir você verá as funções de um assessor de vereador.

O que você vai ver neste vídeo?

Nesse vídeo você entenderá como são escolhidos os assessores de vereador, quais são suas funções dentro do gabinete, quais são os critérios dessa escolha e se existe lei que regulamenta como deve ser feita a indicação.

Como usar o vídeo?

O professor poderá pausar o vídeo em cada momento que for terminado a explicação da definição das funções de cada assessor. Nesse sentido, verificar a capacidade de compreensão do conteúdo do vídeo e tirar eventuais dúvidas dos discentes.

Dica de atividade pedagógica

1. Realizando um debate a partir do conhecimento adquirido com o vídeo:

Divida a sala em dois grupos, sendo que o primeiro grupo irá defender a importância de manter a quantidade de 25 assessores por vereador e outro terá que se posicionar de uma forma oposta. Atenção! é importante que os alunos tenham compreendido a importância de cada assessor para ter um posicionamento embasado.

Inscreva-se no o canal Dialogando no youtube!

Conheça mais o dialogando:

O dialogando é um canal do youtube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e Mestrando em Sociologia (ICS-UFAL).

Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do programa de residência pedagógica. Tal programa visou a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do instituto de ciências sociais (ICS). Assim, nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais.

Todo conteúdo áudio visual produzido pelo dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva.

Por fim, mais não menos importante, ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia. A final de contas, o conhecimento é um bem público!

Objetivos do canal:

Nosso canal oferece, de antemão, a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a educação básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais à sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das Ciências Sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso a esse conhecimento em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Assim, também, esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

Desta forma, o Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da sociologia no ensino médio. Nesse sentido, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina de Sociologia na educação básica.

Não esqueça, semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no YouYube, logo, não deixe de segui-lo.

Do mesmo modo, agradecemos a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pelo apoio e, igualmente, ao Blog Café com Sociologia que disponibiliza o espaço para a publicização de nossos vídeos.

Nota:

* Graduado em Ciências Sociais e mestrando em Sociologia (UFAL). Atualmente desenvolve a sua dissertação que tem o intuito de compreender o senso prático sociológico de Fernando de Azevedo que o levou a produzir relevantes compêndios de Sociologia, mesmo não sendo formado em Ciências Sociais ou em Sociologia. Tem experiência na área de educação e novas tecnologias, com ênfase em ensino de Sociologia e redes sociais. Integra o núcleo de estudos e pesquisa em ensino de ciências sociais do instituto de Ciências Sociais (Xingó/Nepecs) e o grupo de pesquisa sobre o ensino de conhecimentos das Ciências Sociais (Consciências-Sociais). Lattes AQUI

E-mail: [email protected].

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando .

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu