//

Globalização o que é?

globalização o que e

Globalização o que é? É um processo complexo que envolve diversas dimensões da sociedade, como a política, a economia, a cultura e a comunicação. Segundo Santos e Silveira (1996), a globalização pode ser entendida como “a intensificação das relações sociais em escala mundial, que liga localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos que ocorrem a muitas milhas de distância e vice-versa” (p. 7). Esse processo tem sido impulsionado pela evolução das tecnologias de transporte e comunicação, o que possibilitou a integração de diferentes lugares do mundo.

Um dos principais efeitos da globalização é a intensificação do comércio internacional, que ocorre em grande parte graças à diminuição das barreiras alfandegárias e à ampliação das redes de transportes. Isso possibilitou a expansão das empresas multinacionais, que hoje têm uma grande influência na economia global. Para Santos e Silveira (1996), “a globalização pode ser vista como um processo de reorganização espacial do capitalismo, com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas e a lucratividade do sistema” (p. 9).

Outra dimensão importante da globalização é a difusão de valores culturais e estilos de vida. Através da mídia e das redes sociais, as pessoas têm acesso a informações e produtos culturais de diferentes partes do mundo, o que tem contribuído para a formação de uma cultura global. No entanto, esse processo também pode levar à homogeneização cultural, com a perda de diversidade e identidade cultural de certos grupos.

Além disso, o mundo globalizado tem gerado desigualdades sociais e econômicas em escala global, concentrando a riqueza em algumas regiões e deixando outras em situações de precariedade. Segundo Santos e Silveira (1996), “a globalização tem contribuído para a formação de um mundo desigual, onde alguns países e regiões se beneficiam mais do que outros” (p. 13).

É importante destacar que a globalização não é um processo homogêneo e linear. Existem diferentes formas de globalização, que se manifestam de maneiras distintas em diferentes partes do mundo. Alguns autores argumentam que o processo de globalização pode levar à formação de regiões globais, com características e dinâmicas próprias.

Diante dessas reflexões, é possível compreender a importância do estudo da globalização na Geografia. Essa disciplina pode contribuir para uma compreensão mais crítica e aprofundada das dinâmicas e consequências desse processo na organização do espaço geográfico.

Sugestão de atividade:

Para a atividade, sugere-se a realização de uma pesquisa sobre as transformações ocorridas em um bairro ou cidade em decorrência da globalização. Os alunos devem identificar as principais mudanças na economia, na cultura, no uso do espaço urbano e nas relações sociais e políticas. A partir da pesquisa, os alunos devem elaborar um relatório com a análise dos resultados e a discussão das consequências da globalização para a região estudada.

Referências bibliográficas:

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Globalização e Geografia: a compartiment

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

Deixe uma resposta