/

A importância da Sociologia

Importância da Sociologia

Por Cristiano Bodart

É uma questão de grande relevância trabalhar com os alunos (especialmente com aqueles que nunca tiveram contato com a Sociologia) a temática “A importância da Sociologia”. Essa aula pode fazer a diferença no restante do ano letivo.
Mas como fazer isso? De nada adiantará sua performance como professor se os alunos não entenderem para que serve a disciplina que você ministra.

Sugiro levar os alunos a descobrirem alguns elementos relacionado a importância da Sociologia a partir de suas próprias reflexões mediadas pelo professor. Para tanto, é possível utilizar uma charge bem interessante.

 

Fonte: https://veresaber.zip.net/images/casulo01.gif

 

A partir da charge é possível  discutir questões como:

1 – Existe uma única forma de enxergarmos o mundo? – Falar das visões que a Sociologia propõe.

2 – Por que buscarmos saber sobre a sociedade em que vivemos através da Sociologia, já que eu a conheço por viver no meio dela?

3 – Para que conhecer a sociedade por meio do auxílio da Sociologia?

Fica a dica para a aula!

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

3 Comments

  1. Boa noite Cristiano…

    Excelente seu blog com ótimas observações do controle social sob a ótica da Sociologia. Gostaria neste sentido que se juntassem conosco no Portal do Controle Social para compartilhamos de informações de desafios na luta silenciosa pela justiça social e pela equidade das oportunidades.

    Seja, então um Seguidor nosso no link http://www.controlesocialdesarandi.com.br/ pq acreditar no social é ter fé nas pessoas!

    Dr Allan Marcio
    Moderador do Portal do controle social

  2. Boa Noite Cristiano!

    Adorei seu blog, com certeza irá me ajudar nas minhas práticas pedagógicas. Trabalho na coordenação da área de humanas e vai contribuir muito para meus futuros trabalhos.

    [email protected]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: