Livro “Saberes e práticas do ensino de sociologia”

Livro “Saberes e práticas do ensino de sociologia”

Livro “Saberes e práticas do ensino de sociologia” (2018).

Foi lançado no último ENSOC o livro “Saberes e práticas do ensino de sociologia”, organizado por Julia Polessa Maçaira e Alexandre Fraga. O livro é uma coletânea de artigos, tendo reunido diversos pesquisadores da temática ensino de Sociologia, dentre eles um dos editores deste Blog, Cristiano das Neves Bodart.

Como comprar: Interessados em adquirir um exemplar (com preço abaixo do vendido pela editora), encontra em contato com Alexandre Fraga, pelo e-mail: [email protected]

Valor: 40 reais + frete de envio.

Obs: há poucos exemplares disponíveis à venda.

Descrição do Livro:

No processo de institucionalização da sociologia no ensino médio brasileiro, os Encontros Estaduais de Ensino de Sociologia do Rio de Janeiro (ENSOCs) têm cumprido um papel importante. Trazendo temas emergentes ou aqueles consagrados, sua contribuição não se limita às sessões que movimentam a comunidade de professores universitários e da educação básica, dado que suas publicações vêm alimentando debates e pesquisas na área, tornando-se verdadeira fonte de formação continuada. Nesse sentido, esta coletânea reúne textos apresentados nos ENSOCs de 2014 e 2016, a partir de três eixos de pesquisa. O eixo sobre a história da disciplina tem abordagem renovada, fugindo a uma historicização e cronologia, com mapeamentos do ENSOC e de periódicos e pesquisas sobre manuais escolares e processos legislativos. No eixo a respeito do currículo, encontramos referências ao ensino de sociologia na França e à presença da antropologia e de filmes em livros didáticos, além de reflexões sobre documentos curriculares. Por fim, o último eixo dá espaço a discussões oportunas, mas incômodas – ocupação das escolas e escola sem partido -, e a temas recorrentes, como experiências de ensino e relações entre sociologia escolar e direitos humanos; inovando ao discutir a contribuição da sociologia nas redações do ENEM. Os ENSOCs e suas publicações tornaram-se tão esperados quanto necessários e este quarto livro é mais um passo para a consolidação da disciplina no ensino médio, demonstrando que sua presença não decorre de mero corporativismo nem visa a um enciclopedismo inútil. Veio para fazer diferença.

Características do Livro:

ISBN: 978-85-518-1205-1

Páginas: 386

Ano de publicação: 2018

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Alexandre Fraga
    setembro 28, 23:33 Alexandre Fraga

    Isso mesmo. Os interessados podem entrar em contato comigo pelo e-mail: [email protected]

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: