Privatização: lucros individuais, prejuízos coletivos
Por Roniel Sampaio Silva
É interessante destacar a lógica da grande mídia em dois contextos-chave e correlacioná-la ao legado teórico da análise do economista brasileiro Celso Furtado quanto à abordagem no que tange ao lucro e ao prejuízo. Citarei duas situações para ilustrar o caso.
No 1º momento
Empresas de ônibus aumentam a tarifa abusivamente. Nenhuma notícia é veiculada. O prejuízo público é absurdo. Diminui-se o poder de compra do trabalhador, aumenta a poluição, aumenta o número de carros, o número de acidentes e inflação. Os principais prejudicados são a coletividade.
No 2º momento
Deflagração de greves e passeatas e mobilizações decorrentes deste aumento.
Notícias exaustivas sobre o caso: “Empresas chegam a ter prejuízos de 1 milhão por conta da greve/manifestação”. (Quando o prejuízo é do povo a cifra é sequer contabilizada.) Além disso, outras chamadas: “Vândalos atuam em manifestações”; Comentários: “cadê o direito de ir e vir do cidadão de bem”. E quase sempre se entrevista motoristas furiosos presos no trâsito.
Por que não filmam os motoristas presos no trânsito em decorrência da precalização do transporte público e apontam a raiz do problema?
Em suma, quando o prejuízo é coletivo o fato é irrelevante. Quando o prejuízo é da propriedade privada particular, sobretudo dos altos escalões do empresariado, a mídia constroi o discurso do “inadimissível”.
Toda essa contradição nos faz lembrar do legado da obra “Formação econômica do Brasil” de Celso Furtado na qual se resume à máxima: “Lucros individuais, prejuízos coletivos”.
a mídia brasileira esta meio que veiculado com os poderosos onde concentram as riquezas nacional
como a noticia que as empresas de ônibus aumenta abusivamente a tarifa isso e um lucro individual somente da empresa.
mas com isso muitas pessoas utilizara os carros assim ocorrendo mais acidentes poluição lotação de hospitais e prejudicando ainda mais o transito que já esta caótico.
que a sociedade não pensa nos demais por que so pensam em dinheiro, como no texto fala sobre os lucros individuais e cita também um exemplo da tarifa de ônibus que no Brasil e um roubo, não pensam que estão tirando um dinheiro que poderia ser gastado em outras coisas de casa pra pagar em um ônibus,assim o Brasil teve que fazer alguma coisa que foi as greves e passeatas e manifestações, não seria preciso isso se os outros pensassem um pouco em uma sociedade unida.
a sociedade de hoje em dia so pensa em si mesmo e em dinheiro,as coisas hoje tem um preço absurdo com isso o dinheiro que poderiamos gastar com outras coisas temos que paga coisas que deviam que deveria ter o preço mais baixo…
E por isso que a economia do pais e totalmente baixa..
Prejuízo, lucro,comercio, bolsa de valores,governo ganhando,proletariado perdendo me lembra capitalismo…
Mídia me lembra consumo abusivo de coisas que provavelmente voce não está precisando o momento…
E é o que diz o texto, o governo só vai ganhando e voce acaba perdendo, pois não dá pra voce competir com o poder que atua em sua sociedade..Infelizmente estamos que correr esse risco, se não virarmos "vereadores" logo…kkk
A mídia é uma grande arma do capitalismo corporativo servindo de controle de massa para o mesmo. Vemos propagando todos os dias dizendo para comprarmos varias coisas que não precisamos e isso é prejudicial.
E como sempre, nossos filósofos e sociológicos estão certos, ou melhor, corretos, Nossa mídia esta meio veiculado aos poderosos e as riquezas nacionais e internacionais, nossa sociedade só pensa em si mesmo, e não lembra no prejuízo coletivo dos outros. cuidado, o governo ta roubando seu dinheiro! rs.
As principais notícias do jornalismo, além de trazer discussões sobre assuntos pertinentes à comunicação, cultura, projetos sociais, bastidores da imprensa e opinião crítica sobre os temas pautados pela mídia.
Que a sociedade não pensa nos demais por que so pensam em dinheiro, como no texto fala sobre os lucros individuais e cita também um exemplo da tarifa de ônibus que no Brasil e um roubo, não pensam que estão tirando um dinheiro que poderia ser gastado em outras coisas de casa pra pagar em um ônibus,assim o Brasil teve que fazer alguma coisa que foi as greves e passeatas e manifestações, não seria preciso isso se os outros pensassem um pouco em uma sociedade unida,
Penso que aumentar a tarifa de ônibus é errado, pois talvez as pessoas que andam de ônibus não tenham a condição de pagar tarifa muito cara.
esse texto me lembra as manifestações que ocorreram aqui no Brasil esses meses atrás , a mídia dizia que era por causa de 0,20 centavos que tinha aumentado na tarifa do transporte público , mas na verdade não era somente isso as manifestações eram para que o gigante acordasse , ele realmente acordou , os políticos começaram a ver que não estava tudo bem para o povo brasileiro , mas foi se passando os dias e o gigante adormeceu , todos esqueceram, não se fala mais em manifestações , nada , o povo esta se acostumando com o que estão fazem as mídias , politicas tudo mandam em nós , somos propagandas ambulantes e não percebemos , todos querem andar de Hollister , mas não ligam , para aqueles que estão passando pela greve de fome , que não tem o que comer !
Aqui no Brasil, acontece muito isso na mídia, pois vivemos em um pais democrata, e nem sempre acontece o que desejamos, hoje devido essas grandes crises financeira, somos cada vez mais e de certa forma explorados, pois a cada ano a inflação aumenta e que sai perdendo e só nos, devido os custos serem muito autos.
Aqui no Brasil, acontece muito isso na mídia, pois vivemos em um pais democrata, e nem sempre acontece o que desejamos, hoje devido essas grandes crises financeira, somos cada vez mais e de certa forma explorados, pois a cada ano a inflação aumenta e que sai perdendo e só nos, devido os custos serem muito autos.
Que a sociedade não pensa nos demais por que so pensam em dinheiro, como no texto fala sobre os lucros individuais e cita também um exemplo da tarifa de ônibus que no Brasil e um roubo, não pensam que estão tirando um dinheiro que poderia ser gastado em outras coisas de casa pra pagar em um ônibus,assim o Brasil teve que fazer alguma coisa que foi as greves e passeatas e manifestações, não seria preciso isso se os outros pensassem um pouco em uma sociedade unida.
O interessante é que algo que acontece muito nos Países hoje é que os políticos em geral querem dividir as dividas com o povo mas na hora dos lucro não existe nenhum, porque se tivesse nos teríamos o País em perfeitas condições, com rodovias asfaltadas, praças bem estruturadas, educação perfeita, postos de saúde maravilhosos e muitas outras coisas.
na sociedade capitalista que vivemos a mídia da grande ‘’enfas “das percas governamentais, industriais e empresariais, pois são fontes de renda para a metade da sociedade chamada: ricos e políticos e se esquecendo de da “enfas” da outra metade que e a classe media e pobre dessa sociedade.
na sociedade capitalista que vivemos a mídia da grande ‘’enfas “das percas governamentais, industriais e empresariais, pois são fontes de renda para a metade da sociedade chamada: ricos e políticos e se esquecendo de da “enfas” da outra metade que e a classe media e pobre dessa sociedade.
Esse é o problema, porque as pessoas só pensam NELAS, não querem saber se vão dar prejuízos para as pessoas, só querem saber de lucrar com isso, não estão nem ai com as necessidades das pessoas, só querem saber de dinheiro, elas não colocam no lugar das pessoas, é uma pena que muitas pessoas são assim hoje em dia, só pensam em si mesmo, e no dinheiro que vão ganhar!