Pierre Bourdieu, “A Sociologia É Um Esporte De Combate”

Pierre Bourdieu, “A Sociologia É Um Esporte De Combate”

Eu digo frequentemente que a Sociologia é um esporte de combate, um meio de defesa pessoal. Basicamente, você pode usá-la para se defender, sem ter o direito de utilizá-la para ataques covardes.”

Biografia 

Primeiramente, importa para os que desejam compreender as contribuições de Bourdieu, conhecer quem foi esse teórico. Testa forma, em síntese, Pierre Bourdieu foi um sociólogo francês de grande impacto sobre a teoria social, principalmente sobre a Sociologia. De origem de família camponesa, Pierre Bourdieu teve uma trajetória acadêmica peculiar. Mais detalhes sobre sua biografia pode ser lida AQUI.

Bourdieu é um dos autores mais profícuos da teoria sociológica, tendo pesquisado e publicado um volume considerável de trabalhos, nos quais tomou como objeto de pesquisa uma ampla variedade de fenômenos sociais.

Veja um vídeo onde o professor, Dr. José Marciano Monteiro (UFCG), especialista em Bourdieu, apresenta de forma clara as principais contribuições desse autor AQUI.

 

Sua acensão no campo acadêmico francês deu-se nos anos de 1960, tendo nos anos de 1980 e 1990 ganhado notoriedade internacional, estando, atualmente, suas obras presentes na grande maioria dos programas de pós-graduação de Sociologia e nos cursos de Ciências Sociais ofertados em todo o mundo. Pierre Bourdieu faleceu um ano depois do lançamento documentário A Sociologia É Um Esporte de Combate.

O documentário

O documentário A Sociologia É Um Esporte de Combate foi dirigido por Pierre Carles. Carles produz um relato a partir do acompanhamento do dia a dia de Bourdieu, o que se deu entre os anos de 1998 e 2001. O documentário busca demonstrar não só sua rotina (palestras, viagens, encontros com estudantes ou com seus colaboradores de pesquisa, etc.), como também parte de seu pensamento e seu engajamento político e seu envolvimento no campo sociológico.

 

Dito tudo isto, indicamos que assistam o documentário:

 

 

Conheça as principais contribuições de Pierre Bourdieu assistindo o vídeo a seguir:

 

Bourdieu

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: