Programa Pluriverso – Mundo Geek e cultura nerd

Programa Pluriverso – Mundo Geek e cultura nerd

Mundo Geek e cultura nerd

O mundo geek e a cultura nerd estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Esses universos movimentam a economia e movimentam multidões em seus eventos. E no Pluriverso de hoje trazemos essa discussão por uma perspectiva sociológica, apresentando e esclarecendo os conceitos de geek, nerd e demais estereótipos que pertencem as “culturas alternativas” e suas identidades. O programa contou com a estreia do Rafael Vianna, aluno da especialização em sociologia da Furg e membro do Programa Pluriverso. Também rolou música ligada ao tema, e uma conversa bem dinâmica e descontraída sobre o mundo geek e a cultura nerd desde o seu surgimento até os dias atuais.

As diferentes gerações de jovens criam e recriam padrões culturais típicos das suas referências. A geração da década de 1980, até 1990 tem criado um fenômeno cultural da juventude chamado cultura nerd. Há quem associar o nerd àquela figura de óculos fundo de garrafa, cortes de cabelo caretas, com timidez e inteligência acima da média, zero em popularidade. Essa geração, se reinventa na década de 1990 e busca usar a tecnologia para evidenciar suas preferências pela leitura e pelo estudo. A diferença fundamental entre nerd e geek é muito tênue. É provável que enquanto o nerd está mais interessado em leitura e conhecimento teórico os geeks estão preocupados em conhecimentos associados à aplicação de seus conhecimentos no campo da tecnologia.

 

Então acompanhe o Programa Pluriverso curtindo nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/programapluriverso/) e participe enviando perguntas, críticas e sugestões de temas!

 

 

Equipe do Programa Pluriverso

 

Som
Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: