1chamada copy

Querem excluir a Sociologia e a Filosofia do Ensino Médio – Vai ter Luta!

1chamada-copy

[Ensino de Sociologia – Vai ter Luta!]

Por Cristiano Bodart

Precisamos criar um novo momento para a História do Ensino de Sociologia! Precisamos fazer frente a tentativa sorrateira de excluir a Sociologia e a Filosofia do Ensino Médio (1).

Didaticamente acredito que podemos assim pensar a recente história do Ensino de Sociologia em três momentos (2) e, consequentemente, entender que hoje estamos mais forte do que nunca, prontos para promovermos um quarto momento de grande importância:

Tivemos um 1º momento (final dos anos de 1980 até 2008), o qual me parece ter sido marcado pela mobilização política para o retorno da Sociologia no Ensino Médio, período onde a ação militante prevalecia sobre a mobilização intelectual. Período com insipiente base teórica que sustentasse os argumentos em prol de seu retorno; argumentos quase sempre pautados na ideia genérica de que a Sociologia seria uma disciplina formadora de cidadãos críticos, portanto importante em um regime democrático;

O 2º momento (entre 2008 e 2010) esteve marcado por maior clareza quanto aos objetivos do ensino de Sociologia (que girou em torno de promover um olhar marcado pela estranheza e pela desnaturalização da realidade, próprio do “artesanato sociológico”). Nesse período as duas grandes perguntas eram: o que ensinar e como ensinar?

Um 3º momento (anos de 2010) me parece que esteve marcado pela ampliação das pesquisas relacionadas, sobretudo, à prática docente em Sociologia, o contexto escolar de sua prática e a formação de licenciados em Ciências Sociais. Período marcado pela maior organização institucional e aproximação de pesquisadores em torno de eventos importantes sobre a temática.

O 4º momento (pós proposta de Reforma do Ensino Médio do Governo Temer) precisamos promover; urgente! Promover na direção de mobilizar o repertório acumulado: capacidade de mobilização de militantes (dos anos 2000), a clareza da importância do ensino de Sociologia construída e significativamente consolidada (pós 2008) e mobilização institucional.

Em outros termos: hoje temos maiores condições de lutar e vai ter luta!


Notas:

(1) Ao excluir da LDB a indicação de obrigatoriedade da presença da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio e incluir no lugar o termo genérico “Ciências Humanas” sabemos que ao menor sinal de dificuldade, por exemplo, com contratação de professores, a escola estará as excluindo do currículo, pois a Lei dá margem para jeitinhos/adaptações. A permanência dessas duas disciplinas dependerá de sua presença na BNCC, o que facilmente poderá ser retirada sem exigência de aprovação do Congresso.

(2) Estamos ciente das limitações acarretadas pela simplificação e imprecisões trazidas pelas periodizações, mas julgamos necessário sermos aqui mais didático.


Mais informações (por Roniel Sampaio):

Ao contrário do que dizem, a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia foi retirada da LDB. Confiram o novo texto da lei, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

14470413_874920379275888_1341226475859313485_n

Divulgue! Mobilize-se! Vamos à luta!

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment Deixe um comentário

  1. Eu como estudante sou totalmente contra, querem tirar filosofia e sociologia pois elas abrem a mente e nos dao um pensamento crítico, e isso nao é bom para eles. eles querem uma geração alienada, que não luta e aceite sem discutir, e é isso que essas matérias que eles desejam tanto tirar. E com certeza se essas matérias já tivessem sido retiradas a alguns anos atrás concerteza não estaria aqui escrevendo sobre o assunto. Infelizmente é isso que o brasil quer menos mentes pensantes.

Deixe uma resposta

Categorias

História do Café com Sociologia

O Site foi criado por Cristiano Bodart em 27 de fevereiro de 2009. Inicialmente, funcionava como um espaço virtual destinado ao armazenamento e compartilhamento de materiais utilizados em suas aulas, quando lecionava na rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Em 2012, Roniel Sampaio Silva, por ocasião de seu ingresso no Instituto Federal, passou a integrar a administração do blog. Desde então, o projeto é desenvolvido e mantido em parceria pelos dois pesquisadores.

Ao longo de sua trajetória, o blog consolidou-se como uma das principais referências nacionais na área de ensino de Sociologia, sendo amplamente consultado por professores, estudantes, pesquisadores e leitores de diferentes áreas do conhecimento. O portal reúne uma extensa coleção de materiais didáticos, incluindo artigos, planos de aula, avaliações, dinâmicas pedagógicas, podcasts, vídeos, indicações de filmes e diversos outros recursos voltados à educação.

Em 2019, o blog ultrapassou a marca de 9 milhões de acessos, evidenciando seu alcance e relevância no cenário educacional brasileiro.

O trabalho desenvolvido pelo blog foi reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Atualmente, o projeto reúne centenas de milhares de seguidores nas redes sociais e mantém uma comunidade de leitores que acompanha regularmente suas publicações.

Seguimos comprometidos com a missão de produzir e divulgar conteúdos de qualidade, contribuindo para tornar os conhecimentos das Ciências Sociais cada vez mais acessíveis, relevantes e úteis para a formação crítica de estudantes, educadores e da sociedade em geral.

Direitos autorais

Atribuição-SemDerivações
CC BY-ND
Você pode reproduzir nossos textos de forma não-comercial desde que sejam citados os créditos.
® Café com Sociologia é nossa marca registrada no INPI. Não utilize sem autorização dos editores.

classe
Post Anterior

Preconceito linguístico ou de classe?

Nota de repudio e indigna o prof analise 1200x660
Próximo post

Moção de repúdio à medida provisória número 746 – 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia

Últimos posts de Discussões sobre a realidade social

Ir para oTopo

Não Perca