.
A música pode vir a ser utilizada nas aulas de Sociologia de forma bem produtiva e de diversas maneiras (Veja aqui um artigo de como analisar letras de músicas nas aula de sociologia). Uma delas é sua utilização como introdução de um conteúdo ou um conceito sociológico, bem como uma perspectiva teórica.
.
Nessa postagem dou um exemplo bastante útil para introduzir a tradicional questão sociológica: agência x estrutura. Em síntese, a proposta é realizar uma recontextualização didática* dessa discussão a fim de torna-la mais próxima dos educandos.
.
Passamos assim para a sugestão prática para uma aula com turmas iniciantes na disciplina de Sociologia, seja no Ensino Básico ou Superior:
.
PRIMEIRO MOMENTO:
O professor traz a frase: “O sucesso depende só de você!” e pergunta aos educandos se concordam ou descordam dela.
.
SEGUNDO MOMENTO:
Feito isso, explica à turma o conceito de agência e de estrutura.
.
TERCEIRO MOMENTO:
Apresentar aos alunos a música “Não vou me adaptar” de Nando Reis. É importante o acesso dos alunos à letra da música.
.
QUARTO MOMENTO:
Perguntar aos alunos se é possível não nos adaptarmos, como indica a música. A partir desse momento, dialogue com os alunos a partir das contribuições de autores que defenderam a predominância da estrutura sobre as escolhas dos indivíduos (K. MARX), assim como aqueles que evidenciaram a predominância da agência (M. WEBER e E. GOFFMAN) e dos que trabalharam com a coexistência de ambas, ainda que reconhecendo a força da estrutura (N. ELIAS e P. BOURDIEU).
.
.
Segue a letra da música:
Música: Não Vou Me Adaptar
Cantor: Nando Reis
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia
.
Repetir a música
Clique aqui para acessar a letra completa
.
.
Vídeo:
* Alguns preferem usar o conceito de “transposição didática”.
otimo site, cristiano, junto com roniel, esta de parabens. muito materiais didaticos, ricos suportes para os educadores. fico muito feliz em visitar este espaço que é uma verdadeira ala de formaçao e conteudo.