“condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição vinda de fora” (Donald Pierson).
*Guareschi, P. (2000). Relações Comunitárias – Relações de Dominação. In: Campos, R.H.F. (Org.). Psicologia Social Comunitária – da solidariedade à autonomia. (pp.81-99). 4ª Ed. Petrópolis: Vozes.
.
.
Assista aqui um vídeo explicando os conceitos de Solidariedade orgânica e solidariedade mecânica.
Caro Cristiano,
Seu blog tem sido muito util para munhas aulas de sociologia.Sua postagem de hoje,simples,direta e verdadeira quando diz que solidariedade é comunhao, será o tema da minha primeira aula desse ano letivo que se inicia.
obrigada,
Teresa
Caro amigo Cristiano,
Sou muito grato pelo seu blog pois deste que conheci que esta ferramenta vem me ajudadndo muito em minhas aulas para o ensino medio. E estava procurando um tema para minha primeira aula e faço como a amiguinha acima (Teresa)vou trabalhar com o tema solidariedade a apartir deste texto. Valeu.
Opa. Bom que tenham gostado do blog. Esse é nosso objetivo. Fiquem a vontade para usa-lo nas aulas. Para só é uma honra.
Adoro o blog, na verdade ele dinamiza minhas aulas…Repassei para meus alunos com intuito de acrescentar conhecimentos ensinados durante todo o ano e como visão de mundo também. Parabéns!!!
Marilla, que bom que tem se agradado com o nosso blog. Fique a vontade para degustar um café com sociologia, assim como servir a seus alunos. Abraço.
Parabéns aos blogueiros.Quero tambem registrar que utlizo frequentemente as músicas e textos disponibilizados,com isso o processo de ensino e aprendizagem melhoraram bastante.
Caro Cristiano,
Estou muito impressionada com a qualidade do seu blog, muitos textos de boa qualidade e excelentes para tratar de sociologia com nossos alunos.
Obrigada por disponibilizar esse material.
Patrícia Chaves, brigado. Bom que gostou.
Nos dias de hoje muitas pessoas não sabe o que e ser solidaria e cada um por si e não ta nem ai pra ninguém e nós não podemos ver uma ´pessoa com dificuldade e não ajuda porque um dia nós vamos precisar de ajuda também.