Visível e invisível: a vitimização das mulheres no Brasil (2019)

Visível e invisível: a vitimização das mulheres no Brasil (2019)

Por Cristiano das Neves Bodart

Que tal conhecer dados que demonstram objetivamente a vitimização da mulheres no Brasil? A exposição desses dados são de extrema importância para o processo de conscientização da condição da mulher na sociedade brasileira e o fomento de políticas públicas de proteção, inclusão e de igualdade de gênero. O tema desigualdade de “gênero” precisa sim ser ensinado nas escolas! Ignorar a realidade não é o caminho para a resolução dos problemas sociais que aflige o país e o mundo. Que tal levar dados sobre crimes contra a mulher para as aulas de Sociologia? 

Os dados que a seguir apresentamos podem ser trabalhados associados ao texto “Dia internacional das Mulheres: uma pausa para a para reflexão da dominação masculina em elementos sutis”, disponível AQUI. Se preferir use outros textos, inclusive disponíveis nos livros didáticos. Contudo, não deixe de sustentar a aula em bases sociológicas.

Caso deseja complementar com mais um recurso didático, indicamos o curta metragem (cerca de 15 minutos) “Acorda Raimundo”, disponível no nosso canal de vídeos AQUI.  O curta apresenta uma situação de troca de papeis, gerando propositalmente estranhamento nos espectadores por conta da naturalização do “lugar do homem” e do “lugar da mulher” na sociedade contemporânea.

 

 

***

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: