Registro de sociólogo: como fazer junto ao Ministério do Trabalho

carteira de trabalho para registro profissional de sociólogo
carteira de trabalho para registro profissional de sociólogo

Como faze o seu registro de sociólogo pelo Ministério do Trabalho

Por Roniel Sampaio Silva

Todas as profissões regulamentadas por lei e as que estão vinculadas ao Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), as quais  ainda não dispõe de conselho profissional podem ser objeto de registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho,
órgão competente para atuar nesses casos.

Em alguns destes casos, o registro profissional é requisito obrigatório para que o profissional possa gozar das prerrogativas legais do exercício da profissão, dependendo da legislação profissional específica.

Quem pode fazer?

No nosso caso, a profissão de sociólogo é regulamentada pela Lei Nº. 6.888/80 e Decreto Nº. 89.531/84. A regra geral é que apenas os bacharéis em Ciências Sociais ou Bacharéis em Sociologia pode se registrar. No entanto, a legislação dá vazão para o registro de profissionais que já atuavam antes da legislação.

Quais as vantagens?

Do ponto de vista individual, você se resguarda da comprovação legal da sua habilitação profissional para exercer qualquer atividade prevista em lei, de modo a dificultar que outros profissionais exerçam a profissão irregularmente. Em muitos concursos, o registro é requisito básico para a assumir o cargo público.
Do ponto de vista coletivo é uma maneira de prestar informações ao Estado de quem são os profissionais formados e interessados em atuar na sua área de formação.

Como fazer?

Há duas formas de fazer o registro profissional. Uma de forma online e outra de forma presencial.

I) Semi presencial

1) Você deverá fazer uma autenticação no site do Ministério do Trabalho e emprego por meio deste link (acesse aqui):

Digite seus dados pessoais para que o sistema reconheça quem é você:

2) Agora que você acessou seu cadastro está disponível a tela “solicitação de registro profissional”, atualize seus dados e clique na opção “prosseguir”.

3) Selecione a opção a categoria “Sociólogo” e a função também “sociólogo”. Em seguida selecione a opção “Incluir” para cadastrar o nome da instituição, o nome do curso tal qual está escrito no diploma/certificado de conclusão do curso.  Você deve ter o CNPJ da instituição para que o sistema reconheca a IES na qual você se formou.

4) Agora, você deve clicar em transmitir para formalizar o seu pedido. Seu processo constará no sistema e você deve se dirigir a uma Delegacia Regional do Trabalho para entrega dos originais e cópias dos documentos abaixo:

     a) Duas cópias do requerimento devidamente preenchidas (acesse aqui)
     b)Cópia e original da cédula de identidade
     c) Cópia e original do CPF
     d) Cópia e original da Carteira da Trabalho (CTPS)
     e) Cópia e original do comprovante de residência atualizado
     f) Cópia e original do diploma de Bacharel em Ciências sociais ou Bacharel em Sociologia
Entregue no setor de registro profissional da Delegacia Regional do Trabalho.
A seleção do documento Certificado de conclusão de curso superior (devidamente assinado) conduzirá a concessão do registro profissional provisório e deverá ser apresentado o diploma no prazo de 1 ano a contar da data da concessão. Caso não o diploma não seja apresentado no prazo estipulado, o registro profissional será cancelado até que a pendência seja sanada.

Resultado

Ao final de todo processo, em aproximadamente 15 dias, você terá um selo na sua carteira de trabalho com o número de registro profissional.

Considerações finais

Há apenas regulamentação profissional legal para registro de sociólogo. Desconheço o registro para cientista social ou cientista político ou antropólogo. Embora esses dois últimos estejam no CBO, não há lei que regulamente seus exercícios profissionais ainda.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

38 Comments

  1. Bom dia colegas de trabalho!
    Gostaria de perguntar se essa lei Nº. 6.888/80 e Decreto Nº. 89.531/84.no formulário devo colocar ciências sociais ou sociólogo pois fui habilitada como ciências sociais.

  2. Oi Gisele, você é formada em ciências sociais e tem todas as habilitações decorrentes do diploma para questões acadêmicas. No entanto, Para o MTE você pode fazer o registro profissional como socióloga para trabalhar como tal.

    Há apenas regulamentação profissional legal para registro de sociólogo. Desconheço o registro para cientista social ou cientista político ou antropólogo, embora esses dois últimos estejam no CBO não há lei que regulamente o exercícío profissional.

    Abraço

  3. Gostaria de tirar uma duvida: a Instituição Gama Filho oferece um curso de especialização em Sociologia. Com esse titulo eu posso me registrar? Minha formação é em Licenciatura em Ciências Sociais.

    Obrigada.

    • Amiga só o fato de ter a Licenciatura em Ciências Sociais, lhe dá o direito de solicitar o titulo de Sociólogo, conforme a legislação vigente.

  4. Maíra, por lei apenas os bacharéis em Sociologia ou Ciências. É aceito o registro de licenciados, mestres e doutores em sociologia ou em Ciências sociais apenas para quem terminou um destes cursos até 11/12/1980. Caso tenha colado grau nessa data, você pode registrar-se, do contrário a lei não contempla.

  5. Gostaria de saber como sociólogos já devidamente registrados nas DRTs se identificam enquanto tais, ou seja como vcs se identificam formalmente como sociólogos? as categorias q tem representação em Conselhos dispõem de carteira de identidade reconhecida nacionalmente como dentidade civil q até substituem a RG. Voltando a questão como sociólogos podem comprovar sua formação/categoria?

  6. A criação do conselho é mais q urgente, não só para defender o exercício da profissão quanto para dar mais credibilidade junto ao mercado de trabalho e às instituições públicas no q diz respeito aos concursos.

  7. Conceição, assim que me registrei, um selo com algo do tipo escrito "Registro Profissional de Sociólogo"

    Roniel Sampaio Silva
    Sociólogo de Registro Nº 133 DRT/PI

    Respondi a pergunta?

    Quanto a questão do reconhecimento do profissional por parte do Estado penso que devemos discutir internamente a proposta e pressionar o Congresso aprovar três projetos de lei:

    1- Revisão da lei 6888/80 que define melhor a atribuição do sociólogo e dar exclusividade de atuação profissional ao legalmente habilitado.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/150336-PROJETO-DEFINE-AS-ATRIBUICOES-DOS-SOCIOLOGOS.html

    2- Dá Competência exclusiva para ensinar sociologia apenas aos licenciados em CS e Sociologia.
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/204947-PROPOSTA-ESTABELECE-COMPETENCIA-EXCLUSIVA-PARA-ENSINAR-SOCIOLOGIA.html

    3- Criação dos Conselhos Federal e regionais de Sociologia.
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=190372%5D

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=398949

  8. A criação do conselho é mais que urgente, não só para defender o exercício da profissão quanto para dar mais credibilidade junto ao mercado de trabalho e às instituições públicas no que diz respeito aos concursos.

  9. Alguém poderia me informar por favor a lógica de se excluir , separar , revogar a licenciatura em Ciencias Sociais ou Sociologia [pós 1980] da inscrição como Sociólogo? E mais.A quem interessa tal divisão [irracional ao meu ver pois de certa forma diminui o profissional que leciona esta matéria onde na realidade, o mesmo,será nos anos por vir ,o maior responsável pela valorização,conscientização social e valorização da classe] ?

  10. Acabo de chegar do MTE e este modelo de requerimento não foi aceito. Apenas o que é gerado da própria página do MTE.

  11. Bom dia conclui a formação pedagógica em Sociologia em 2013 tenho pós em Sociologia e sou bacharel em Direito, com a formação pedagógica em eu posso pedir o registro na classe de sociólogo? sou do Paraná

  12. Boa noite.
    Como fazer a minha carteira de sociólogo, me formei e resido em porto alegre.
    Enilson Prestes Rodrigues

  13. Olá, abriu um concurso que pede formação em ciências socais e habilitação em antropologia…sou bacharel em Ciências Sociais…posso realizar o certame ? Obrigado !

  14. Eu sou licenciado wm sociologia , existe alguma regulamentacao para minha area? Algum registro especifico?

  15. Bom dia, passei em concurso para Cientista Social e preciso fobregistro. Como posso fazer online em uma aba que não de erro ” not fala 44″. Obrigada.

  16. Boa noite , fiz a solicitação do registro profissional no sistema, tenho agora que levar os documentos pessoalmente na Delegacia Regional do Trabalho ?

  17. Poderiam me tirar uma dúvida por favor?!
    Estou fazendo R2 de Sociologia EAD, porém, vi em algumas vagas de concursos destinadas a Ciências Sociais (não especificando se é licenciatura ou bacharelado). A minha pergunta é: poderia concorrer a essas vagas de Ciências Sociais tendo o R2 em Sociologia?
    Obs: R2 é Formação Pedagógica.

    • c) o bacharel portador de “Complementação Pedagógica” de licenciatura em Ciências Sociais: o bacharel tem a opção de cursar um programa especial denominado “Complementação Pedagógica”, cursando as disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Essa modalidade também é amparada pela Resolução CNE/CP nº 2/97, pela Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 e pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Após adquirir a complementação pedagógica, a informação inferindo o direito de lecionar Sociologia para o Ensino Médio fica registrada no verso do diploma do curso de bacharelado. É importante mencionar que a “Complementação Pedagógica” é um programa considerado emergencial e temporário, como atesta a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, art.14. A Complementação Pedagógica só é reconhecida quando respeitando a carga-horária de acordo com a formação original do cursista, que não sendo o bacharelado em Ciências Sociais/Sociologia será maior, pois terá que cursar as disciplinas de conteúdos específicos da área.

      • Valeu Roniel, estou pensando em fazer uma segunda licenciatura em Ciências Sociais, terminando a R2 em Sociologia, pois, vi alguns editais tanto de docentes como em outros órgãos ex: CNJ, que exigem formação em Ciências Sociais, então para não arriscar irei fazer essa segunda licenciatura (mesmo ao meu ver haja sobreposição), mas, antes de fazê-la irei ver no verso do diploma. Agradeço!

Deixe uma resposta