“Dominó Temático” para as aulas de Sociologia

“Dominó Temático” para as aulas de Sociologia

Compartilhamos a experiência didática-pedagógica da professora Renata Tirello Cabral (Renata fase fez sua licenciatura em Ciências Sociais junto com um dos editores deste blog, Cristiano Bodart). Renata leciona atualmente na E.E.E.F.M “Claudionor Ribeiro”, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Ao me deparar com as fotos dessa experiência em seu perfil não me restou dúvida entrar em contato para que ela compartilhasse com os leitores do blog essa adaptação de um dominó para uso nas aulas de Sociologia. Renata Tirello Cabral parte do pressuposto de Jean Piaget, para quem os jogos não são apenas entretenimento, antes seu uso pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Segue a descrição produzida pela professora Renata Tirello Cabral de sua atividade:

Atividade realizada na E.E.E.F.M “Claudionor Ribeiro” , Cachoeiro de Itapemirim – ES

Professora de Sociologia: Renata Tirello Cabral

Objetivos:

  • Potencializar o uso do livro didático;
  • Desenvolver a criatividade, a socialização e as inteligências múltiplas;
  • Aumentar a interação e integração entre os participantes;
  • Adquirir conhecimentos por meio de suas próprias descobertas por meio do brincar.

Metodologia:

1º Momento

Foi passado no quadro uma introdução do assunto referente ao conteúdo a ser estudado a partir do livro didático. Cada turma com seu tema: 1º ano, Cultura e ideologia; 2º ano, Democracia e Direitos Humanos e; 3º ano, Sociedade e Espaço Urbano.

Foi realizada uma breve exposição do tema para turma.

2º Momento

Divisão da turma em grupos e orientações referente as regras para a montagem do dominó.

Regras:

  1. Construir um dominó com 28 peças. A primeira peça em seu lado esquerdo deve estar escrito INICIO e na outra metade da peça do lado direito uma pergunta. A peça 28 do dominó deverá ter em seu lado esquerdo uma resposta e seu lado direito FIM.
  2. Formular 18 perguntas com respostas do assunto proposto.
  3. Recortar 10 figuras referente ao assunto proposto.
  4. As figuras devem ficar preferencialmente no lado direito (pergunta) e para cada figura uma resposta (legenda) lado esquerdo.

Montagem: as peças serão separadas ao meio. Na sua metade esquerda sempre será a resposta e na sua metade direita sempre uma pergunta. Em uma peça nunca terá duas perguntas ou duas respostas. Para a Montagem utilizamos, de preferência, matérias recicláveis

Materiais: papelão, cola, tesoura, livro didático, figuras e canetas coloridas.

3º Momento

Após a finalização dos dominós pelos grupos, serão trocados os dominós para a montagem. O professor durante o processo de montagem e elaboração das perguntas deve acompanhar e orientar, para que ao final o dominó seja montado por outro grupo. O grupo que terminar primeiro a montagem do dominó, terá uma premiação extra.

EX:

Notas:

  1. Lembrando que são 28 peças.
  2. O exemplo acima não se refere ao conteúdo de Sociologia a fim de demonstrar que o Dominó Temático pode ser utilizado em qualquer uma das disciplinas.

Fase inicial – confeccionando as peças, as perguntas.

 

Montagem – 1 ano

 

Turma do 2º ano

 

 

Alunos da turma do 1º ano

 

Professora Renata Tirello e alunas do 2º ano.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: