Dublagem e Sociologia: dica para a aula

Dublagem e Sociologia: dica para a aula

Dica de aula de Sociologia

Dublagem e Sociologia: dica para a aula

Por Cristiano das Neves Bodart*

Que tal ensinar Sociologia de forma divertida e criativa? Nessa postagem apresentamos uma dica que pode potencializar a criatividade dos alunos, assim como o ampliar o conhecimento sociológico e o vocabulário deles.

Segue a dica:

  1. Após trabalhar alguns conteúdos de Sociologia (essa atividade pode ser feita como revisão de conteúdos), peça aos alunos que se organizem em grupos de 3 ou 2 pessoas (vai depender do número de personagens contidos na cena escolhida);
  2. Os alunos deverão baixar (sugiro que seja do Youtube.com**) uma cena de novela onde os personagens estão em diálogo;
  3. Os alunos deverão substituir o som do vídeo***, gravando outras falas em substituição, seguindo as seguintes regras:
    • as falas devem abordar o conteúdo de Sociologia de forma clara, didática e correta;
    • as falas devem considerar o movimento da boca dos personagens, assim como seus gestos e outros elementos presentes na cena. O objetivo é proceder como uma dublagem, porém com novo roteiro para as falas dos personagens, onde o tema deverá ser o conteúdo de Sociologia tratado nas aulas (definido pelo professor).
    • Deverão buscar palavras que se “encaixam” na gesticulação dos lábios dos personagens (isso ajudará a melhor o vocabulário).
  4. Os alunos deverão apresentar os vídeos na aula (com auxílio de caixas de som e projetor).

Certamente os vídeos ficarão engraçados e com conteúdo (isso é muito importante), o que tornará a aula proveitosa e descontraída.

Boa aula!

;

;

Notas: 

* Doutor em Sociologia (USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É professor adjunto do Centro de Educação dessa mesma universidade.

** Disponível em: www.youtube.com

*** Um programa simples e gratuito é o Windows Movie Maker. Um tutorial de como trocar o áudio do vídeo pode ser visto AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: