/

Estigma e preconceito racial: dica de vídeo para reflexão – Goffman

Estigma e preconceito 

Olá! Que tal combater o preconceito em sala de aula a partir da obtenção de conhecimento sociológico?

Primeiramente importa esclarecer que estigma, preconceito e racismo são conceitos que na realidade social manifestam-se juntos, trazendo graves problemas para muitas pessoas. Contudo, podem ser estudados separadamente ou juntos. Aqui vamos propor uma reflexão conjunta. Dito isto,  tais conceitos devem ser levados à sala de aula de maneira que a conscientização de seus impactos negativo seja capaz de reorientar as ações dos sujeitos, visando a redução do preconceito. Temos buscado incentivar que tais conceitos sejam ensinado nas escolas, inclusive a Editora Café com Sociologia publicou uma coleção de quatro livros sobre conceitos e categorias para o ensino de Sociologia, Antropologia e Ciência Política (ver abaixo um dos livros) que trazem vários conceitos, inclusive esses que aqui abordamos. 

Você e seus alunos, caso seja professor(a), pode observar essa questão de variadas formas. A partir de músicas, da literatura, dos quadrinhos, da pintura, etc.

Defendemos qui que tais temas precisam compor o programa das disciplinas do ensino básico. Pensando nisso, indicamos como ponto de partida um vídeo muito interessante que pode despertar reflexões urgentes.

Vídeo: Estigma e preconceito.

Trata-se de um ótimo vídeo com várias cenas que nos conduzem à reflexões e ao combate ao preconceito. Assista com atenção, pois pode impactar muitos de seus preconceitos e suas visões de vida. Busque ao longo da exibição recordar ações suas em relação aos outros.

Após assistir o vídeo, que tal algumas reflexões?

O racismo é uma prática que nasce com os homens e com as mulheres ou é um fenômeno social?

Qual cena você lhe chamou mais atenção?

Qual cena você acredita ser uma denuncia de práticas mais rotineiras?

Conhece alguém que vivencial algo parecido ao denunciado no vídeo? Descreva o que aconteceu?

 

Para adquirir, clique na imagem

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile