Obra “O Capital”, de Marx, é apresentado em espetáculo teatral

Obra “O Capital”, de Marx, é apresentado em espetáculo teatral

O Capital, de Marx, é apresentado em espetáculo teatral

 

O Capital, de Karl Marx

Sinopse do espetáculo:

No espetáculo “O Capital” o Arlequins conta a o bra O Capital, de Karl Marx, em cena estarão atores/narradores transitando com várias figuras históricas, literárias e mitológicas, citadas pelo autor ou criadas pela fantasia Arlequins tais como Adam Smith, Cérbero, Circe, Engels, Fausto, Marx, Mefistófeles, Midas, Prometeu, Robinson Crusoé, Sexta-Feira, Trabalhadores, Ulisses e outros ilustrando através de situações cômicas e muita música cada episódio.

O Arlequins é um grupo com mais de 40 anos de existência e o espetáculo teatral inédito “O Capital” é resultado de longa pesquisa, pretende trazer uma reflexão para essa “irracionalidade” que cega os sectários na atualidade e embaça a percepção da dinâmica da realidade social sob uma percepção equivocada. A narrativa cênica dos 3 livros que compõe a obra de O capital, se faz num momento relevante, uma vez que em 2017, o Livro I comemorou 150 anos de sua primeira publicação e em 2018 completa 200 anos do nascimento de seu autor Karl Marx. Hoje vivemos mundialmente uma crise econômica, política e social e a obra

 O Capital nos fornece uma ferramenta para compreendermos como a nossa sociedade se organiza. A linha de pesquisa do grupo se baseia em “work in process”, após mais de 3 anos de leitura e releitura da obra, o Arlequins vem construindo a dramaturgia do espetáculo. A partir de março/2017 deu início a improvisação das cenas, em novembro abriu o processo de trabalho participando do IV Encontro Internacional de Teatro Comunitário, no Rio de Janeiro e da Semana do Trabalho da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo; dará continuidade ao processo com apresentações alternativas em comunidades carentes e escolas além da temporada regular. A proposta busca a construção de um humano que supere a nossa pouca humanidade.

Duração do espetáculo: 90 minutos

Classificação: 12 anos

Tema: relações humanas

Gênero: Teatro Épico Narrativo

Modalidade: Juvenil e adulto

 

Ficha Técnica

Dramaturgia: Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal

Direção: Sérgio Santiago

Elenco: Alexandre Garcia, Ana Maria Quintal, Danielle Agostinho e Fillipe Gomes

 

Produção: Danielle Agostinho

Fotografia: Marisa Quintal e Taz Assunção

Web Designer: Edson Frank

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: