Ícone do site Blog Café com Sociologia

Povos indígenas – Apostila didática para o ensino fundamental I

Povos indígenas

 

As estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Ialy Kaliny Calixto e Rhayane Gabryella Balbino, produziram uma apostila para 4 aulas sobre os povos indígenas, dispondo como principal referência o livro didático Buriti Mais História – 4º ano, Editora Moderna, Unidade 3. Trata-se de uma releitura das estudantes visando superar estereótipos presentes na História do Brasil quando trata de povos indígenas. O material não tem fins comerciais, sendo resultante de uma atividade da disciplina de Saberes e Metodologia do ensino de História, ministrada por mim, Cristiano Bodart, no ano de 2022. Na disciplina discutimos os conceitos de lugar de fala, ideologia, estereótipos e arbitrário cultural. A partir desses temas foi solicitado a produção de uma apostila sobre os povos indígenas. 

Compartilhamos esse material na expectativa de que possa colaborar com a prática de outros docentes.

 

Turma: 4º ano
Componente curricular: História
Carga horária: 4h (4 aulas)
Tema: Povos indígenas/povos originários
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
Objetos do conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras; O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais.
Habilidades: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo; (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

 

Baixe AQUI a apostila.

 

Povos indígenas

 

Sair da versão mobile