Lançamento: O ensino de Sociologia no Brasil, vol.2

Lançamento: O ensino de Sociologia no Brasil, vol.2

Lançamento de livro

A Editora Café com Sociologia está para lançar mais uma obra, “O ensino de Sociologia no Brasil, vol.2”. Por enquanto está sendo realizada uma pré-venda (encomenda). A tiragem é de 300 exemplares, dos quais restam, até o momento, apenas 56 exemplares para venda (atualizado as 8h52min, de 2 de out.).

A obra congrega pesquisadores do tema (ver sobre os autores) e é organizada pelos editores do Blog Café com Sociologia, Cristiano das Neves Bodart e Roniel Sampaio-Silva. Todos os integrantes da comissão científica que avaliaram os textos são doutores especialistas no ensino de Sociologia.

Reservas:

Valor: 45 reais com frete incluso

Diretamente com um dos organizadores

E-mail: [email protected] 

Facebook para contato: AQUI

Capa.

Capa

.

.

Referência Bibliográfica

BODART, Cristiano das Neves(Org.); SAMPAIO-SILVA, Roniel (Org.). O Ensino de Sociologia no Brasil. 1. ed. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, 2019. (Série Ensino de Sociologia, v. 2). pp.200.

 

SUMÁRIO

Apresentação

Cristiano das Neves Bodart

Roniel Sampaio-Silva

CAPÍTULO 1

A construção conceitual e empírica do “subcampo” ensino de Sociologia

Cristiano das Neves Bodart

CAPÍTULO 2

A Sociologia no Ensino Médio: a diferença da carga horária semanal no Paraná e no Mato Grosso

Alysson Cipriano Pereira

Valdinei Caes

CAPÍTULO 3

A Educação do campo e sua contribuição para o Ensino de Sociologia

Luiz Fernandes de Oliveira

Jean Oliveira Moura

Luciana Salles da Costa

CAPÍTULO 4

O uso de recursos sonoros em aulas de Sociologia para o Ensino Médio

Roniel Sampaio-Silva

CAPÍTULO 5

Etnografia e cartografia social: possibilidades no ensino-aprendizagem em aulas de Sociologia

Tatiane Oliveira de Carvalho Moura

Patricia Bandeira de Melo

André de Queiroz Pereira

CAPÍTULO 6

Entre “coxinhas” e “petralhas”: uma experiência pedagógica num cenário de polarização política

Leandro Raizer

Marçal Lisandro Soares dos Santos

CAPÍTULO 7

Múltiplos lugares da Sociologia na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Katiuci Pavei

CAPÍTULO 8

“O importante para o trabalhador é saber do seu valor”: escritas de si como instrumentos de ressignificação da subjetividade do eu-trabalhador.

Lívia Bocalon Pires de Moraes

Patricia Horta

.

.

.

SOBRE OS AUTORES

Alysson Cipriano Pereira é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor efetivo da Secretaria de Estado, Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEDUC – MT), atuando como professor de Sociologia na Escola Estadual Pindorama, em Rondonópolis.

André de Queiroz Pereira éprofessor da rede pública estadual de Pernambuco, atuando na Escola Estadual José Rodrigues de Carvalho. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Mestrado Profissional em Ciências Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Cristiano das Neves Bodart é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), editor do Blog Café com Sociologia, editor gerente da revista Latitude, Revista Café com Sociologia e dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) (gestão 2018-2020).

Jean Oliveira Moura é licenciando do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, pesquisador e bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação do Campo e Movimento Sociais.

Katiuci Pavei é mestra em Educação, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora de Sociologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Leandro Raizer é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Universite de Montreal), pós-doutor pela University of Oxford, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Laboratório Virtual de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS-UFRGS).

Lívia Bocalon Pires de Moraes é doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e professora de Sociologia no Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos na E.E. Profª. Maria Conceição Rodrigues Silva Magon. Possui mestrado e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Luciana Salles da Costa é licencianda do curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Luiz Fernandes de Oliveira é doutor em Educação pela PUC – Rio, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC/UFRRJ e da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ, Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas – GPMC. Autor do livro Didático “Sociologia para Jovens do Século XXI”.

Marçal Lisandro Soares dos Santos é residente do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa CAPES. Licenciando em Ciências Sociais nessa mesma instituição de ensino.

Patrícia Bandeira de Melo é pesquisadora titular e professora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Fundação Joaquim Nabuco (Profsocio/Fundaj). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE.

Patricia Horta é doutoranda no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e professora de ensino básico e superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Sertãozinho. Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, graduação em Letras / Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Letras / Inglês pela Fundação Educacional de Machado.

Roniel Sampaio-Silva é mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docente do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e diretor da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), além de editor do Blog Café com Sociologia.

Tatiane Oliveira de Carvalho Moura é doutoranda do Programada de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Mestrado Profissional em Ciências Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Graduada em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Valdinei Caes é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), graduado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi (FPJB), especialista em ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), professor efetivo de Filosofia da Secretaria de Estado, Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEDUC/MT) e autor de “Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea” e “A Existência como Pathos em Kierkegaard”.

 

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: