O que é Instituição Social? Uma perspectiva sociológica durkheimiana

O que é Instituição Social? Uma perspectiva sociológica durkheimiana

O que é Instituição Social?

Juliéverson Messias de Carvalho [1]

Aline Cristina Paiva [2]

O avanço da ordem econômica mundial capitalista nas sociedades modernas trouxe consigo muitas transformações nos papéis das instituições sociais bem como acarretou na extinção de outras, por exemplo, a escravidão no Brasil, que perdurou quase quatro séculos até a abolição, em 1888. Émile Durkheim (1858-1917) definiu a instituição social como sendo todas as crenças e modos de proceder estabelecidos pela coletividade.

o que é instituição social

Para esse sociólogo, a sociologia é “[…] a ciência das instituições sociais, de sua gênese e de seu funcionamento” (DURKHEIM, 2007, p. 30). Família, escola, Estado, igrejas, partidos políticos são instituições sociais tendo em vista que operam sobre os indivíduos. Nesse sentido, os sociólogos contemporâneos Peter L. Berger e Brigitte Berger (2004, p. 193) afirmam que a instituição social funciona como instrumento de regulação e controle das atividades de seus membros, um “[…] padrão de controle, ou seja, uma programação da conduta individual imposta pela sociedade”.

A escola, por exemplo, inserida em um mundo cada vez mais globalizado, é entendida como instituição social responsável por promover, reproduzir e viabilizar a transmissão dos conhecimentos e habilidades de uma geração para a outra. O professor e pesquisador Henry Giroux (2019) trouxe, em uma entrevista ao jornal El País, alguns apontamentos acerca dos ataques que as instituições escolares vêm sofrendo e afirmou se tratar, na verdade, de uma crise da democracia.

Referências Bibliográficas

BERGER, Peter. BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro : Ed. /livros Técnicos e Científicos, 2004. P. 193-199.

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo : Ed. Martins Fontes, 2007.

GIROUX, Henry. Entrevista. A crise da escola é a crise da democracia. El País, Barcelona, 2019. Disponível em: HTTPS://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/09/internacional/1557407024_184967.html. Acesso em 24 ago. 2020.

Como citar este texto:

CARVALHO, Juliéverson M.; PAIVA, Aline C. O que é Instituição Social? Blog Café com Sociologia. mar. 2021.

[1] Cientista político e sociólogo (Unila). Mestre em Ciências Sociais (UFRB). Atualmente é professor substituto no curso de licenciatura em Ciências Sociais (UFT/UFNT – Tocantinópolis).

[2] Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE). Professora das séries iniciais pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR.

 

Versão em PDFAQUI

 

Conceitos e categorias do ensino de Sociologia

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo:

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: