//

Que tal ensinar Ciência Política a partir de vídeo animado com Legos?

Ciência Política a partir de vídeo animado

Já pensou em produzir seu próprio material didático para as aulas de Sociologia? Foi o que fez Marcelo Voges Guerguen usando blocos de montar.

Buscar novas formas de ensinar é um desafio constante para os que seguem a carreira docente. Mobilizar conhecimentos e saberes variados vem sendo cada vez mais uma exigência para termos estudantes engajados nas aulas. Considerando que para o ensino de Sociologia o volume de recursos didáticos ainda é escasso, essa necessidade torna-se ainda mais necessário.

O recurso didático

Marcelo Voges Guerguen Marcelo Voges Guerguen produziu um vídeo com legos com o objetivo de transmitir conhecimentos de Ciência Política de maneira atrativa aos adolescentes que cursam o ensino médio.

Trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em forma de produto educacional autoral. O conteúdo foi baseado nos conteúdos do livro didático “Ciência Política para o ensino médio”, de autoria de Cristiano das Neves Bodart e César Alessandro Sagrillo Figueiredo, lançado pela Editora Café com Sociologia (2021). Os temas abordados são Pólis, Poder, Estado e Governo.

O contexto de produção

O TCC foi apresentado no curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo sido orientado pela professora Jennifer Azambuja de Morais. O trabalho intitulado “Animação em stop motion como método do ensino de Ciência Política para o Ensino Médio no Brasil” teve por “objetivo apresentar uma ferramenta de fácil assimilação por parte dos estudantes na disciplina” (GUERGUEN, 2022).

A produção deu-se em linguagem audiovisual, no formato stop motion com personagens e cenas feitas com blocos de montar. O resultado você observa no vídeo à seguir:

 

 

Referências

BODART, Cristiano das Neves; FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo. Ciência Política para o ensino médio. Editora Café com Sociologia, 2021.

GUERGUEN, Marcelo Voges. Animação em stop motion como método do ensino de Ciência Política para o Ensino Médio no Brasil. 21fls. (TCC-Graduação). Licenciatura em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022.

 

Ciência Política para o ensino médio
Adquira AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: