Zines sociológicos: clássicos da Sociologia

Zines sociológicos: clássicos da Sociologia

Por Cristiano das Neves Bodart

Você sabe o que é zine ou fanzine? Caso não saiba, visite outro texto que AQUI postamos.

Compartilho com nossos leitores uma atividade que envolveu a produção de zines. É importante frisar que os zines não possuem um modelo único a ser seguido, sendo uma atividade artesanal de dobradura de papel (saiba como AQUI) e a produção de conteúdos que exige conhecimento e criatividade.

A experiência didática

Na disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação, que ministro no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), procuro não só transmitir conhecimentos de Sociologia da Educação, mas também apresentar aos futuro(a)s pedagogo(a)s alguns recursos e estratégias didáticas que possam sem adaptadas a diversos níveis de ensino.

No primeiro bimestre foram apresentadas os principais aspectos das teorias de marxiana, weberiana e durkheimiana e suas contribuições para os estudos da Sociologia da Educação. No fim do bimestre, como forma de revisão de conteúdos pedi que produzissem zines que abordassem algumas das contribuições dessas correntes teóricas. Assim, inicialmente trabalhamos os conteúdos e depois os zines, produzidos individualmente e como atividade extra sala (por conta do tempo que exige). Antes de iniciar a produção, foi ensinado em sala como realizar as dobraduras e transmitido um pouco da história desse tipo de produção artística.

Os zines produzidos proporcionaram um momento de revisão de conteúdos, sobretudo quando cada aluno apresentou sua produção aos demais colegas, explicando o seu conteúdo. Nesses instantes tive condições de ir tratando de questões que envolviam o conteúdos dos zines/da disciplina.

Alguns dos materiais produzidos

Capas:

 

Marx:

Durkheim:

Marx:

 

Weber:

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: