Coronavírus e as Ciências Sociais

Coronavírus e as Ciências Sociais

Dr. Luis Flávio Reis Godinho é Sociólogo e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia há 14 anos.

Nos áudios coletados de uma Live no Instagram, mediada pelo Prof. Dr Fábio Nogueira (Universidade do Estado da Bahia) realizada no dia 26/04/2020 sobre ” Coronavirus e lutas de classes: contribuições de David Harvey, Vladimir Safatle e Achille Mbembe”, o mesmo apresenta um discurso fundamentado sobre o momento presente de Pandemia no mundo. Elabora uma crítica sociológica através de um recente trabalho de David Harvey, articulando uma série de categorias importantes. Além de problematizar a “economia do Netflix” sob a ótica das leis de acumulação do capital (Harvey, 2020).

Pandemia e interseccionalidades

O professor Luis Flávio Godinho afirma que a Pandemia é interseccional e atravessa dimensões de classe, raça e gênero , evidenciando essa contribuição de Harvey, acrescendo a sua original análise da perspectiva geracional. As discussões são mediadas com a realidade brasileira tomando como indicadores as publicações noticiosas recentes na grande mídia nacional sobre a pandemia e os vulneráveis, as mulheres, os negros e negras e a situação dos idosos e idosas.

Coronavírus e vulnerabilidades

Ao apresentar a situação precária dos trabalhadores informais, ele realiza inflexões sobre quem realmente pode ficar em casa. Expressa os complexos processos de interação em momento pandêmico e afirma que o homem é uma potencial arma biológica (Mbembe). Referência o trabalho dos entregadores de IFood e aponta suas vulnerabilidades.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: