[vídeo] O que é Antropologia Urbana?

[vídeo] O que é Antropologia Urbana?
Antropologia Urbana

No vídeo desta semana do canal Dialogando, iremos apresentar a explicação feita pela Professora de Antropologia da Universidade Federal de Alagoas Fernanda Rechenberg sobre o que é Antropologia Urbana? Se você pensa que os estudos antropológicos estudam somente povos afastados dos ambientes urbanos irá perceber nesse vídeo que os antropólogos possuem uma relevante contribuição para refletir os fenômenos sociais relativos a vida urbana. A professora Fernanda Rechenberg salienta também a aproximação da Antropologia Urbana com a Sociologia de Simmel e da escola de Chicago.

Pontos que serão abordados no vídeo sobre Antropologia Urbana:

A definição de Antropologia Urbana.
Quais são as temáticas estudas por esse subcampo?
A aproximação e diferenças com a Sociologia.
Conheça a participante do vídeo

Fernanda Rechenberg

Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007 e 2012). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual e sonora, fotografia, museus e acervos, memória coletiva, antropologia urbana, meio ambiente e cotidiano. Foi diretora do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore entre os anos de 2014 e 2016. É pesquisadora do Laboratório Antropologia Visual em Alagoas (AVAL) e do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC), ambos da Universidade Federal de Alagoas. É mãe de dois filhos e esteve em licença maternidade no período de abril a outubro de 2015. Currículo Lattes da professora AQUI

Vídeo entrevista:

Conheça mais o Dialogando:

Dialogando é um canal do YouTube que visa divulgar os conteúdos das Ciências Sociais. O mesmo é gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Trata-se de um conjunto de vídeos produzidos ao longo de 2019 e que será disponibilizado com acesso aberto. O projeto envolveu 40 pessoas e contou com o apoio do Blog Café com Sociologia e do curso de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Objetivos do canal

Oportunizar um ponto de aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais acessíveis. Esperamos que seja um acervo de vídeos que venha a contribuir com professores de Sociologia, alunos do ensino médio e demais interessados nos temas tratados.

Semanalmente são disponibilizados novos vídeos no canal, no You Tube.

Este projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.

Contatos:

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando

E-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal no YouTube! AQUI

DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉

Indicação de leitura:

Livro: A utopia urbana: Um estudo de antropologia social
Autor: Gilberto Velho
Ano: 1989

O que trata: A obra é considerada a primeira tentativa de aplicação do método antropológico em um ambiente urbano. O antropólogo realizou diversas pesquisas em um famoso bairro localizado na cidade do Rio de Janeiro – RJ chamado de Copacabana. Neste bairro repleto de vários prédios é descrito por Gilberto Velho como vivem os moradores de um prédio que estavam realizando um sonho em morar neste bairro. O autor mostra com sutileza cada detalhe da rotina desses moradores e mostra os motivos que levou a nutrirem esse desejo e como isso impacta em suas vidas. Assim, devido a esse pioneirismo Gilberto Velho é considerado um importante antropólogo nos estudos sobre as cidades. Além dessa obra o autor chegou a escrever as seguintes obras: Antropologia Urbana: Cultura e sociedade no Brasil e em Portugal (1999), Pesquisas urbanas: Desafios do trabalho antropológico (2003), Um antropólogo na cidade: Ensaios de antropologia urbana.

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: