Os direitos civis entraram na Constituição de 5 de outubro de 1988 por uma porta larga: o artigo 5º, que nasceu com 77 incisos e hoje tem 79. Ali estão a vida, a liberdade de expressão, a igualdade perante a lei e a proibição da tortura. No papel, poucas cartas são tão generosas. Na rua, o retrato muda.
Em 2024, segundo o Atlas da Violência 2026, do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 32.820 pessoas negras foram assassinadas no país, 77% de todos os homicídios. O número mostra que o direito à vida, o primeiro dos direitos civis, chega com força desigual a cada grupo. É dessa distância que a Sociologia se ocupa. Você vai encontrar a definição de direitos civis em T. H. Marshall, a origem histórica do conceito, sete garantias essenciais, os autores mais cobrados, uma tabela comparativa, dados brasileiros recentes e as principais críticas. Cada seção termina com uma atividade pronta para a sala de aula.
O que são direitos civis? conceito e origem do termo
Direitos civis são as garantias que protegem a pessoa contra o arbítrio do Estado e de outros indivíduos. Eles asseguram que alguém possa viver, pensar, falar, circular, fazer contratos e ser julgado com imparcialidade. Para a Sociologia, interessam menos como lista decorada e mais como relação de poder entre cidadãos e instituições.
A palavra vem do latim civis, o cidadão da civitas romana. Em Roma, ser civis dava acesso aos tribunais, aos contratos e ao casamento reconhecido, privilégios negados a escravizados e estrangeiros. A origem já anuncia o problema deste artigo: esses direitos sempre nasceram com uma fronteira entre quem está dentro e quem fica de fora.
Uma pergunta frequente em sala é por que limitar o Estado, se é ele quem garante a ordem. Para os liberais do século XVIII, governos sem freios tendem ao abuso. Por isso a Constituição separa Legislativo, Judiciário e Poder Executivo e submete todos à lei.
Direitos civis segundo T. H. Marshall
O sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall apresentou em 1949, em Cambridge, as conferências publicadas em 1950 como Citizenship and Social Class. No Brasil, a Zahar lançou o texto em 1967 como Cidadania, classe social e status. Marshall dividiu a cidadania em três elementos: civil, político e social.
O elemento civil reúne os direitos necessários à liberdade individual: ir e vir, imprensa, pensamento e fé, propriedade, contratos válidos e justiça. Os direitos civis têm uma instituição guardiã, os tribunais. Sem juiz independente, a liberdade escrita vira promessa sem dono. Marshall observou que, na Inglaterra, esse elemento se firmou no século XVIII, antes do voto amplo e do Estado de bem-estar. O modelo descreve um país específico. Quem usa Marshall como régua universal perde a pergunta que interessa: como cada sociedade montou a sua própria sequência de direitos?
Liberdades negativas e civil rights: duas distinções úteis
Norberto Bobbio, em A era dos direitos (edição brasileira de 1992), chama os direitos civis de direitos de liberdade. Eles exigem do Estado sobretudo abstenção: não censurar, não prender sem ordem judicial, não invadir casas. Os direitos sociais, ao contrário, pedem prestação, como escola e hospital públicos.
A segunda distinção vem do inglês. Nos Estados Unidos, civil rights designa sobretudo o direito de não sofrer discriminação por raça, sexo ou religião, daí o nome da lei de 1964, Civil Rights Act. No vocabulário de Marshall, o termo é mais amplo e inclui propriedade, contrato e acesso à justiça.
Há ainda uma confusão comum: direitos civis não são o mesmo que direito civil. O direito civil é o ramo jurídico que regula família, contratos e heranças, organizado no Código Civil de 2002, a Lei 10.406. Os direitos civis, no plural, são liberdades fundamentais. Vestibulares exploram essa diferença de uma letra.
Sugestão de atividade: Mapa conceitual
Objetivo: Distinguir direitos civis, direito civil e civil rights em situações concretas.
Nível e duração: 1ª série do ensino médio, uma aula de 50 minutos.
- Escreva no quadro os três termos.
- Entregue a cada dupla 12 cartões com situações, como uma prisão sem mandado.
- As duplas ligam cada cartão a um termo e justificam a escolha em uma frase.
- A turma monta um mapa único no quadro e corrige as ligações.
Avaliação: Dez ligações corretas, justificadas com Marshall ou Bobbio.
BNCC: EM13CHS603.
Origem histórica dos direitos civis: das revoluções ao movimento negro
A história dos direitos civis começa antes das grandes declarações. Na Inglaterra, o Habeas Corpus Act de 1679 proibiu manter alguém preso sem apresentação ao juiz, e a Bill of Rights de 1689 limitou o poder do rei. Eram garantias de proprietários, mas criaram uma gramática que outros grupos reivindicaram depois.
A historiadora Lynn Hunt, em A invenção dos direitos humanos (edição brasileira de 2009), mostra que essas ideias exigiram uma nova sensibilidade. Romances epistolares e campanhas contra a tortura judicial ensinaram leitores do século XVIII a imaginar a dor de estranhos. Essa empatia tornou plausível a igualdade de direitos. Nada disso foi automático. Cada ampliação dos direitos civis veio de conflitos concretos. A pergunta desta seção é direta: quem ficou de fora de cada declaração, e como essas pessoas forçaram a entrada? A resposta passa por Paris duas vezes, em 1789 e em 1948, e por Montgomery, no Alabama.
Das declarações de 1789 e 1948 ao Pacto de 1966
Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia Nacional francesa aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, segundo a qual os homens nascem livres e iguais em direitos. Na prática, a cidadania ativa ficou com homens proprietários. Olympe de Gouges respondeu em 1791 e foi guilhotinada em 1793.
A escravidão expôs outro limite. A França aboliu a escravidão nas colônias em 1794, depois da revolta dos escravizados de São Domingos, o atual Haiti. Napoleão a restabeleceu em 1802, e a abolição definitiva veio em 1848. A universalidade proclamada em Paris foi arrancada por quem o texto não incluía.
Já em 10 de dezembro de 1948, a ONU aprovou em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com 48 votos a favor e 8 abstenções. Como ela não obrigava juridicamente, veio em 1966 o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, em vigor desde 1976. O Brasil aderiu em 1992, pelo Decreto 592.
O movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos
Em 1º de dezembro de 1955, a costureira Rosa Parks se recusou a ceder o assento a um passageiro branco num ônibus de Montgomery. Sua prisão desencadeou um boicote de 381 dias ao transporte da cidade, liderado por Martin Luther King Jr., então com 26 anos. O episódio virou símbolo do movimento pelos direitos civis.
Havia vitórias anteriores. Em 1954, a Suprema Corte decidiu no caso Brown v. Board of Education que escolas separadas por raça eram inconstitucionais. A Marcha sobre Washington, em 28 de agosto de 1963, reuniu cerca de 250 mil pessoas. Vieram depois o Civil Rights Act, de 1964, e a lei do voto, de 1965.
O caso americano ensina que leis de igualdade costumam chegar depois da mobilização, raramente antes. Também mostra que direitos civis e políticos se misturam, já que a luta contra a segregação incluía o acesso às urnas. Fica a questão para a próxima seção: quais garantias compõem hoje esse conjunto?
Sugestão de atividade: Linha do tempo
Objetivo: Ordenar marcos dos direitos civis e identificar o grupo excluído em cada um.
Nível e duração: 2ª série do ensino médio, duas aulas de 50 minutos.
- Divida a turma em cinco grupos: 1679 e 1689, 1789, 1948 e 1966, 1955 a 1965 e 1988.
- Cada grupo pesquisa a data, o conteúdo e quem ficou de fora.
- Os grupos montam a linha no mural com cartões de duas cores, conquista e exclusão.
- Em roda, a turma responde: o que mudou entre o primeiro e o último marco?
Avaliação: Cartões com data, conquista e grupo excluído corretos.
BNCC: EM13CHS603.
Quais são os direitos civis: 7 garantias essenciais
Quais são os direitos civis, afinal? Não existe lista única, porque cada constituição organiza as garantias à sua maneira. Cruzando o elemento civil de Marshall com o artigo 5º da Constituição de 1988, porém, é possível agrupar os direitos civis em sete garantias essenciais.
- Direito à vida e à integridade física, com proibição da tortura (art. 5º, III).
- Liberdade de pensamento, de expressão e de crença, sem censura (art. 5º, IV, VI e IX).
- Igualdade perante a lei e proibição de discriminação, com o racismo como crime inafiançável (art. 5º, caput e XLII).
- Liberdade de locomoção, de reunião e de associação (art. 5º, XV a XVII).
- Direito à propriedade e à liberdade de contratar, condicionado à função social (art. 5º, XXII e XXIII).
- Privacidade, inviolabilidade do domicílio e proteção de dados (art. 5º, X a XII e LXXIX).
- Acesso à justiça e devido processo legal, com presunção de inocência e defesa gratuita (art. 5º, XXXV, LIV, LVII e LXXIV).
A numeração não indica hierarquia. As sete garantias funcionam juntas: a liberdade de expressão perde sentido se o crítico do governo pode ser preso sem processo. Pelo parágrafo 1º do artigo 5º, os direitos civis têm aplicação imediata e podem ser cobrados na Justiça sem lei posterior.
Também não são absolutos. A Constituição admite a entrada na casa em flagrante delito e a quebra de sigilo telefônico por ordem judicial. O que define um Estado de direito é a exigência de que cada limite esteja previsto em lei e possa ser contestado diante de um juiz.
Vida, integridade e consciência (garantias 1 e 2)
A primeira garantia dos direitos civis protege o corpo. O inciso III do artigo 5º proíbe a tortura, que a Lei 9.455, de 1997, definiu como crime. A regra responde à ditadura militar, quando a tortura de presos políticos foi prática sistemática, documentada pela Comissão Nacional da Verdade em 2014.
A segunda garantia protege a mente. Livre manifestação do pensamento, liberdade de crença e expressão artística sem licença prévia formam o núcleo das liberdades descritas por Bobbio. A Constituição veda o anonimato e assegura direito de resposta, sinal de que a expressão livre convive com responsabilidade por danos.
Na escola, as duas garantias aparecem juntas. Um estudante agredido por sua religião tem violadas, ao mesmo tempo, a integridade física e a liberdade de crença. Por isso os direitos civis são mais bem entendidos como conjunto interligado do que como itens soltos de uma lista.
Igualdade, circulação e propriedade (garantias 3, 4 e 5)
A igualdade perante a lei é o centro do conjunto. O caput do artigo 5º proíbe distinções de qualquer natureza, e o inciso XLII torna o racismo crime inafiançável e imprescritível. A Lei 7.716, de 1989, conhecida como Lei Caó, definiu os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
A liberdade de ir e vir, de se reunir sem armas e de criar associações permite que pessoas se encontrem e se organizem. Sindicatos, grêmios e movimentos sociais dependem dela. Quando o Estado Novo e o regime de 1964 proibiram reuniões, os direitos civis foram atingidos antes mesmo do voto.
A propriedade completa o trio, com uma ressalva brasileira: o inciso XXIII exige que ela cumpra função social. Marshall incluía propriedade e contrato no elemento civil porque o mercado depende deles. Críticos lembram que essa liberdade pesa de modo diferente para quem tem patrimônio e para quem só tem a força de trabalho.
Privacidade e acesso à justiça (garantias 6 e 7)
A sexta garantia protege a vida privada. Intimidade, domicílio e comunicações já estavam no texto de 1988, mas a Emenda Constitucional 115, de 2022, incluiu o inciso LXXIX, sobre proteção de dados pessoais nos meios digitais. Os direitos civis acompanham as mudanças técnicas.
Shoshana Zuboff descreve, em A era do capitalismo de vigilância (edição brasileira de 2020), empresas que extraem dados do comportamento para prever e modificar condutas. O tema conversa com a Lei Geral de Proteção de Dados, de 2018, e com o debate sobre capitalismo de vigilância. A privacidade agora se disputa também com o mercado.
A sétima garantia fecha o circuito, porque sem acesso à justiça as outras ficam sem defesa. O artigo 5º assegura devido processo legal, presunção de inocência e assistência jurídica gratuita. Boaventura de Sousa Santos, em Para uma revolução democrática da justiça (2007), mostra que a distância dos tribunais filtra quem consegue reclamar.

Resumo para revisão
- Direitos civis protegem a liberdade individual contra o arbítrio do Estado e de terceiros.
- Para Marshall (1950), formam o elemento civil da cidadania, guardado pelos tribunais.
- Bobbio os chama de direitos de liberdade, que exigem abstenção do Estado.
- No Brasil, as 7 garantias estão no artigo 5º da Constituição de 1988, hoje com 79 incisos.
- Não são absolutos: cada limite precisa estar em lei e poder ser contestado na Justiça.
Sugestão de atividade: Análise de charge ou meme
Objetivo: Identificar qual das sete garantias é violada ou defendida em charges e memes.
Nível e duração: 1ª ou 2ª série do ensino médio, uma aula de 50 minutos.
- Selecione seis charges ou memes sobre liberdade, polícia ou privacidade.
- Entregue a cada grupo uma imagem e a lista das sete garantias com os incisos.
- Cada grupo indica a garantia, o inciso e quem viola ou defende o direito na imagem.
- Os grupos apresentam a análise em dois minutos.
Avaliação: Garantia e inciso corretos, com uma frase que explique a crítica da imagem.
BNCC: EM13CHS605.
Principais autores e perspectivas sobre direitos civis
Ler os direitos civis com olhar sociológico exige sair do texto da lei. A teoria social pergunta quem conquistou esses direitos, quem os exerce de fato e o que revelam sobre a estrutura social. As respostas variam conforme a tradição: liberal, social-democrata, marxista ou ligada aos estudos raciais.
Os clássicos são europeus e pensaram países de industrialização precoce. Os brasileiros mostraram que os direitos civis aqui seguiram outra trilha, marcada por mais de três séculos de escravidão e por longos períodos autoritários. Os contemporâneos olham para o cotidiano urbano.
Uma regra prática é associar cada autor a um conceito. Marshall fica com os três elementos da cidadania, Bobbio com as gerações de direitos e José Murilo de Carvalho com a estadania. Wanderley Guilherme dos Santos responde pela cidadania regulada, Teresa Caldeira pela democracia disjuntiva e James Holston pela cidadania diferenciada.
Marshall, Bobbio e as gerações de direitos
Marshall via a cidadania como status de igualdade que convivia, de modo tenso, com a desigualdade de classe gerada pelo mercado. Os direitos civis, na sua leitura, combinaram bem com o capitalismo nascente, porque libertaram o trabalhador para vender sua força de trabalho. Os direitos sociais do século XX reduziram parte dessa distância.
Bobbio retomou a ideia em A era dos direitos e falou em gerações: liberdades civis, depois direitos políticos, depois sociais e, mais tarde, direitos ligados ao ambiente. Para o filósofo italiano, o problema dos direitos do homem já não era fundamentá-los, e sim protegê-los. A tese virou repertório de redação.
O esquema das gerações é didático, mas tem custo. Sugere uma escada em que um degrau só surge depois do outro, quando os direitos avançam e recuam juntos. A própria ONU, na Conferência de Viena de 1993, declarou que os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes. Os autores brasileiros deixaram esse problema bem visível.
Leituras brasileiras: de José Murilo de Carvalho a Silvio Almeida
José Murilo de Carvalho, em Cidadania no Brasil: o longo caminho (2001), aplicou Marshall ao país e encontrou uma pirâmide invertida: primeiro os direitos sociais, na Era Vargas, depois os políticos e, por último, os direitos civis, ainda frágeis. Chamou de estadania a cultura que espera concessões do Estado.
Wanderley Guilherme dos Santos, em Cidadania e justiça (1979), descreveu a cidadania regulada. Entre 1930 e 1945, só tinha direitos trabalhistas quem exercia profissão reconhecida por lei e possuía carteira assinada. Trabalhadores rurais e empregadas domésticas ficavam de fora. A cidadania dependia da ocupação, não da condição de pessoa.
Teresa Caldeira, em Cidade de muros (2000), chamou de democracia disjuntiva o regime em que o voto se amplia enquanto os direitos civis seguem desrespeitados nas periferias. James Holston, em Cidadania insurgente (2013), fala em cidadania diferenciada por renda, escolaridade e cor. Ambos ajudam a entender o apartheid social urbano.
Silvio Almeida, em Racismo estrutural (2019), acrescenta que a desigualdade racial está inscrita no funcionamento das instituições, e não só em atos individuais. Autores marxistas preferem pôr a classe social como eixo principal, como veremos nas críticas. O debate se aproxima da leitura do racismo como habitus, já discutida no blog.
Sugestão de atividade: Debate regrado
Objetivo: Argumentar, com base em um autor, qual conceito explica melhor a cidadania brasileira atual.
Nível e duração: 3ª série do ensino médio ou licenciatura, duas aulas de 50 minutos.
- Forme três grupos: Carvalho, Santos e Holston, cada um com um trecho de até uma página.
- Cada grupo prepara uma tese e duas evidências, uma delas com dado recente.
- O debate segue exposição, réplica e tréplica, com um estudante mediador.
- Cada estudante escreve um parágrafo individual com sua posição.
Avaliação: Conceito usado corretamente e evidência com fonte e ano.
BNCC: EM13CHS603.
Direitos civis, políticos e sociais: diferenças e comparação
A comparação entre direitos civis, políticos e sociais está entre as mais cobradas em vestibulares. Na lógica de Marshall, cada elemento responde a uma pergunta. Os civis dizem o que o Estado não pode fazer contra mim. Os políticos, como participo das decisões. Os sociais, o que a comunidade me garante.
Na Constituição de 1988, a divisão aparece no sumário. O artigo 5º trata dos direitos individuais e coletivos, o artigo 6º lista educação, saúde e moradia entre os direitos sociais, e o artigo 14 cuida do voto direto e secreto. Para entender o voto em detalhe, leia sobre o sistema eleitoral brasileiro.
A tabela abaixo organiza as diferenças em seis critérios. Use-a como ponto de partida, porque a fronteira entre os três tipos é porosa. O direito de greve, por exemplo, nasceu da liberdade civil de associação e acabou reconhecido como direito social no artigo 9º da Constituição.
| Critério | Direitos civis | Direitos políticos | Direitos sociais |
|---|---|---|---|
| Pergunta central | O que o Estado não pode fazer contra mim? | Como participo do poder? | O que a sociedade me garante? |
| Período na Inglaterra, segundo Marshall | Século XVIII | Século XIX | Século XX |
| Exemplos | Vida, expressão, ir e vir, propriedade, julgamento justo | Votar, ser votado, criar partidos | Educação, saúde, previdência, moradia |
| Instituição guardiã | Tribunais | Parlamento e Justiça Eleitoral | Escola pública, SUS, assistência social |
| Onde estão na Constituição de 1988 | Art. 5º | Arts. 14 a 16 | Arts. 6º e 7º |
| Papel do Estado | Abster-se de interferir | Organizar a participação | Prestar serviços |
A sequência inglesa e a pirâmide invertida brasileira
Na Inglaterra descrita por Marshall, o exercício dos direitos civis permitiu que trabalhadores se organizassem e exigissem o voto, conquistado em etapas entre 1832 e 1928. Com o voto, partidos operários chegaram ao Parlamento e aprovaram políticas sociais. Cada direito abriu caminho para o seguinte.
No Brasil, segundo José Murilo de Carvalho, a ordem se inverteu. A legislação trabalhista e previdenciária veio entre 1930 e 1945, em meio à censura e à restrição dos direitos políticos. O voto se ampliou depois, com marcos em 1945 e em 1985. Os direitos civis seguem como os menos garantidos.
A inversão tem efeito prático. Quando direitos chegam como concessão de governantes, e não como conquista de cidadãos organizados, a população tende a confiar mais no Executivo forte do que nas instituições de controle. O argumento ajuda a discutir personalismo em sala.
Direitos civis e direitos humanos não são sinônimos
Direitos humanos formam a categoria mais ampla. Incluem direitos civis e políticos, mas também econômicos, sociais, culturais e ambientais, e valem para qualquer pessoa pelo fato de ser humana. Os direitos civis, no sentido de Marshall, ligam-se ao pertencimento a uma comunidade política, como mostram os casos de apátridas.
A Declaração Universal de 1948 reunia as duas famílias de direitos. A divisão em dois pactos, em 1966, refletiu a Guerra Fria: o Ocidente priorizava liberdades civis e políticas, e o bloco soviético destacava direitos econômicos e sociais. Para uma visão geral, consulte o nosso resumo sobre direitos humanos. Há ainda uma terceira expressão, direitos fundamentais, que juristas usam para os direitos humanos reconhecidos por uma constituição. No Brasil, o Título II reúne direitos individuais, sociais, de nacionalidade e políticos. Para guardar na prova: todo direito civil do artigo 5º é fundamental e humano, mas nem todo direito humano é civil.
Sugestão de atividade: Questão comentada no estilo ENEM
Objetivo: Comparar direitos civis, políticos e sociais e justificar a alternativa correta.
Nível e duração: 3ª série do ensino médio e cursinhos, 30 minutos.
Texto-base, adaptado de Carvalho (2001): no Brasil, a legislação social da Era Vargas antecedeu a expansão dos direitos políticos e a garantia efetiva dos direitos civis. A sequência indica que:
- a) o Brasil repetiu a sequência inglesa descrita por Marshall.
- b) os direitos sociais foram conquistados por partidos operários.
- c) a cidadania se formou com predomínio da concessão estatal sobre a organização autônoma.
- d) os direitos civis foram universalizados antes da abolição.
- e) os direitos políticos dependem dos sociais, segundo Marshall.
- Os estudantes respondem individualmente em cinco minutos.
- Em duplas, explicam por escrito por que cada distrator está errado.
- O professor corrige e relaciona a alternativa c ao conceito de estadania.
Avaliação: Gabarito c, com pelo menos três distratores justificados.
BNCC: EM13CHS603.
Considerações finais
Os direitos civis nasceram como limites ao poder e se tornaram, em três séculos, a base de qualquer democracia. Marshall os descreveu como o primeiro elemento da cidadania, Bobbio como direitos de liberdade, e a Constituição de 1988 os reuniu no artigo 5º. As sete garantias apresentadas aqui formam seu núcleo.
O caso brasileiro mostra que escrever um direito é diferente de garanti-lo. A pirâmide invertida de Carvalho, a cidadania regulada de Santos e a democracia disjuntiva de Caldeira ajudam a explicar por que o risco de homicídio é 2,7 vezes maior para pessoas negras e por que 15 estados não têm defensores em todas as comarcas.
Para professores, o tema tem uma vantagem rara: os estudantes reconhecem as violações no bairro, na abordagem policial, na escola e nas redes. As atividades deste artigo partem dessa experiência para chegar aos conceitos. Discutir direitos civis em sala é ensinar a ler a Constituição com os olhos de quem vive suas lacunas.
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 1 out. 2026.
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório. Brasília, DF: CNV, 2014.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26. Relator: Min. Celso de Mello. Brasília, DF, julgada em 13 jun. 2019.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2000.
CAMPOS, Ana Cristina. Defensorias Públicas batem recorde de atendimentos em 2024. O Povo, Fortaleza, 16 maio 2025. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2025/05/16/defensorias-publicas-batem-recorde-de-atendimentos-em-2024.html. Acesso em: 1 out. 2026.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DAL MAS, Manuella. Quase 80% das vítimas de mortes violentas no Brasil são pessoas negras. CNN Brasil, São Paulo, 23 jul. 2026. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/quase-80-das-vitimas-de-mortes-violentas-no-brasil-sao-pessoas-negras/. Acesso em: 1 out. 2026.
GANDRA, Alana. Pessoas negras são maiores vítimas de homicídios no país. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 26 maio 2026. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2026-05/pessoas-negras-sao-maiores-vitimas-da-violencia-letal-no-pais. Acesso em: 1 out. 2026.
GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.
HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cor ou raça. IBGE Educa Jovens. Rio de Janeiro: IBGE, [2024]. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html. Acesso em: 1 out. 2026.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1949.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.


