O que é modernidade?

O que é modernidade?

Conceito de modernidade

O que é Modernidade?[1]

Por Ana Lucia Martins

o que é modernidade

Ana Lucia Martins é socióloga, professora Associada do Departamento de História da UFRRJ/IM.

Quando falamos em Modernidade nos referimos a uma forma de organização social que surgiu a partir do século XVIII no Ocidente cuja influência teve alcance mundial (GIDDENS, 1991). O conceito de Modernidade está associado a transformações nas instituições políticas, econômicas e na vida cotidiana derivadas de revoluções políticas e econômicas, como por exemplo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa que marcou o desenvolvimento do capitalismo (MARTINS, 2021). O capitalismo criou um novo modo de vida que produziu mudanças profundas no trabalho, nas cidades, na vida rural, na relação sociedade e natureza, no consumo de mercadorias, nas subjetividades humanas e distinguiu a vida social moderna da vida social de outras culturas consideradas tradicionais, antigas.

A realidade da vida moderna mudou a visão de progresso permanente que dominou no século XIX o conceito de modernidade. A razão, a tecnologia, a ciência, o Estado eficiente e um capitalismo produtivo deram lugar a críticas e desencantos interpretadas por sociólogos clássicos. Karl Marx faz um diagnóstico do capitalismo moderno como uma engrenagem que transforma a maioria das pessoas em peças dependentes e exploradas do mecanismo econômico. Durkheim remete à ausência de regras, normas e valores culturais o que produz instabilidade e falta de integração social. Max Weber associa a racionalização que caracteriza as organizações burocráticas da vida moderna como uma forma de controle que aprisiona os indivíduos. Simmel fala da intensificação dos estímulos nervosos que o indivíduo da modernidade experimenta com a multiplicidade da vida econômica, ocupacional, social e do aumento da intelectualidade para se inserir na vida moderna.

As experiências e as consequências positivas e negativas da modernidade ao final do século XX geram visões teóricas distintas. Uma mais otimista, que entende que a modernidade vai evoluir em direção a formas mais maduras e aperfeiçoadas, tecnológicas (high tech), com aquisição de conhecimento e educação permanente através de formas diversas, e outras críticas, baseadas na destruição ecológica, como os impactos das mudanças climáticas, os riscos financeiros, o ritmo das cidades, os conflitos, as desigualdades sociais cada vez mais extremas.

Se olharmos para nossa vida cotidiana percebemos mudanças constantes, efeitos do alcance da modernidade. Por exemplo, o uso das tecnologias que permite novos tipos de vínculos sociais e sociabilidades quando os smartphones e as redes sociais criadas pela internet se disseminam como meios e formas de comunicação, principalmente entre a juventude; modos de consumir por meio de compras de forma on-line; transformações no trabalho com o surgimento do home office; o fenômeno da globalização; a exclusão do acesso às tecnologias digitais. Essas mudanças estariam transformando o mundo contemporâneo para um novo e perturbador universo de experiências (SZTOMPKA, 1998) e novas conceituações são apresentadas: “alta modernidade”, “pós-modernidade”, “modernidade líquida”, “hipermodernidade” que definiriam uma descontinuidade nas características da modernidade ou uma nova forma de organização social.

Referências Bibliográficas

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade, 2º ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual paulista (Unesp), 1991.

MARTINS, Ana Lucia. O que é Modernidade? In: BODART, Cristiano das Neves. (Org.). Conceitos e Categorias Fundamentais do ensino de Sociologia, vol. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia. pp. 59-64.

SZTOMPKA, Piotr. Modernidade e Além da Modernidade. In: A Sociologia da Mudança Social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1998. P.131-150.

Nota:

[1] Texto derivado de “O que é modernidade?”, publicado em “Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.2” (2021).

 

Versão deste texto em PDFAQUI

Como citar este texto:

MARTINS, Ana Lucia. O que é Modernidade? Blog Café com Sociologia. mai. 2021. Disponível em: <https://cafecomsociologia.com/conceito-modernidade_texto_ensino_medio>. 

 

Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.1

Adquira esta obra de conceitos e categorias para o ensino médio AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: