Existe uma “Nova Classe Média”no Brasil?

Existe uma “Nova Classe Média”no Brasil?
O jornal O Globo realizou uma entrevista bastante esclarecedora ao Sociólogo Jessé Souza, focando sua interpretação de Classes Sociais no contexto brasileiro. A partir de Bourdieu e de seu conceito de Hábitus, afirma que existem basicamente três classes sociais no Brasil: a Classe Alta, a Classe Média e a Classe Baixa. O que definiria essas três classes não seria apenas a renda, mas outros tipos de capitais.
Descarta Jessé Souza a existência de uma “Nova Classe Média”, isso porque os

trabalhadores que hoje têm melhores condições continuam sem um estoque significativo de Capital Cultural e Social, que é o que mais se valoriza pela Classe Média, embora o capital econômico seja necessário. Destacou ainda que essa “suposta classe média” que muito se fala na mídia não incorporou os habitus (conceito de Bourdieu) de classe que adquirimos desde a tenra idade, o que não a permite ser classificada como Classe Média.

Para Jessé Souza, a Classe Alta privilegia o capital econômico e a Classe Baixa não detêm significativo estoque de Capital Social, nem econômico e nem Cultural.
Quando interrogado sobre as lutas de classe ele respondeu:

“As classes do privilégio economizam um tempo importante para estudo ou para um trabalho mais rentável, enquanto a ralé limpa sua casa, faz sua comida. Luta de classe é uma classe roubar tempo de outra. Quando a empregada deixa o almoço do filho da patroa pronto para ele estudar inglês em vez de preparar sua própria comida, esse jovem ou criança está usando seu tempo para reproduzir seu capital cultural. E a empregada, usando seu tempo para repetir sua condição social”.

Jessé, sob uma influência weberianam e amparado nas contribuições de Bourdieu, aponta a necessidade de atentarmos para outras dimensões além da renda para entendermos as Classes Sociais no Brasil.

Leia a entrevista AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: