/

Projeto de Vida: proposta de plano de disciplina

projeto de vida proposta de plano de ensino

O Projeto de Vida está presente em todas as áreas do currículo e se propõe como uma estratégia para promover a formação cidadã e o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Ele inclui atividades que os ajudam a refletir sobre suas escolhas, a construir seus projetos de vida e a entender o papel que desempenham na sociedade. Professores de Sociologia e filosofia podem e devem utilizar esse espaço para trazer as contribuições de suas respectivas disciplinas. Segue uma proposta de plano de ensino.

Projeto de Vida: proposta de plano de disciplina

Cristiano das Neves Bodart[1]

O componente curricular Projeto de Vida é uma das bizarrices da Reforma do Ensino Médio, que isso fique claro! Tratai disso em outro post. Neste, pretendo compartilhar uma sugestão de como transformar esse limão [Projeto de Vida] em uma limonada (ainda que sem açúcar).

O fato é que a famigerada “disciplina” está sendo atribuída aos(às) professores(as) sem qualquer apoio orientacional prático, embora esteja chegando à eles(as) carregada de ideologias neoliberais que se expressam em tendências do “individualismo”, “empreendedorismo” “self made man” e até “autoajuda”; Isso em nada colaboram para a formação da grande maioria dos jovens que precisam compreender como as estruturas sociais os possibilitam ou os impedem de fazer escolhas e seguir certas trajetórias de vida. Enfim, temos um limão bem azedo que chega nas mãos de muitos(as) professores(as).

O que fazer? Como lecionar tal componente curricular tentando minimizar os impactos negativos? Pensando nisso, apresento uma dica de plano de disciplina. Vale deixar claro que é uma proposta que pode ser utilizada como ponto de partida para a produção de um programa de “disciplina” a ser posta em prática, devendo considerar as condições estruturais da escola, a cultura escolar, as condições de aprendizagem dos(as) estudantes e o conhecimento do(a) docente sobre os temas sugeridos.

PLANO DE DISCIPLINA PROJETO DE VIDA

Componente curricular: Projeto de Vida

Turma: 1º ano do ensino médio

Nº de aulas semanais: 2 horas/aulas

Ementa: O componente curricular, dialogando com a Base Comum Curricular Nacional (BNCC), visa propiciar conhecimentos necessário à compreensão dos aspectos que envolvem as trajetórias, as estruturas e as condições socioeconômicas dos indivíduos e grupos sociais, bem como promover momentos de reflexão sobre: relações entre indivíduo e sociedade; possibilidades e limitações das ações sociais individuais; papel da estrutura social sobre as trajetórias de vida; políticas públicas, trabalho e condições de vida e; estilos de vida, trabalho e cultura.

Conteúdos:

Indivíduo e Sociedade

Estruturas sociais

Individualismo e coletivismo

Trajetórias de vida e socialização

Identidade e cultura

Trabalho e contextos econômicos

Mercado de trabalho e profissões

Exclusão e inclusão social

Políticas Públicas

Objetivo geral:
  • Proporcionar condições para compreender os diversos fatores que influenciam em nossas trajetórias e projetos de vida, dotando-os de consciência que os possibilite alargar suas capacidades de escolhas frente aos constrangimentos das estruturas sociais.
Objetivos específicos:
  • Compreender as relações entre nossas biografias e as demais biografias;
  • Identificar fatores externos que influenciam em nossas trajetórias e escolhas;
  • Reconhecer os aspectos sociais presentes em nossas identidades;
  • Entender como as dinâmicas socioeconômicos geral oportunidades variadas e diferentes aos diferentes grupos e indivíduos;
  • Notas as relações entre trabalho e condições sociais;
  • Reconhecer o papel da educação e das políticas públicas na redução das desigualdades de oportunidades que impactam sobre os projetos de vida;
  • Compreender que os projetos de vida estão entrelaçados também aos fatores sociais externos aos indivíduos.
Metodologias:

Serão promovidas leituras textuais, imagéticas e discursivas, análises de canções, filmes, documentários, além de podcasts e a realização de debates, orientações de pesquisas, realizações de entrevistas e promoção de rodas de conversa.

Dicas de atividades coletivas:

a) Feira de profissões e ocupações: os(as) estudantes realizam uma pesquisa sobre uma profissão escolhida e apresenta numa feira no espaço escolar, onde cada estudante deverá montar um estande com dados sobre a profissão, sendo o(a) expositor(a); b) Entrevistas-documentário: em grupo, os(as) estudantes entrevistam profissionais e montam um documentário sobre a atividade profissional escolhida; c) Rodas de conversa: o(a) docente convida profissionais de diversas áreas para uma roda de conversa com os estudantes. Inicia apresentando a atividade profissional e depois abre para perguntas. Recomendamos que sejam dois profissionais de área próxima por roda de conversa (ex. médio e socorrista; professor e gestor escolar; marceneiro e pedreiro; etc.) para maximizar o tempo; d) Visita à Universidade: Em contato com a universidade, agende uma visita guiada para conhecer sua estrutura e os cursos oferecidos; e) Podcast jovem: um podcast gerido pela turma para tratar de questões que envolve às juventudes; f) Fanzine: Produção de Fanzines sobre questões relacionadas às juventudes, mercado de trabalho ou profissões; g) Parlamento jovem: simulação de um parlamento onde os(as) estudantes devem pesquisar previamente a função dos parlamentares e projetos de leis. Uma ou mais sessões são simuladas para apresentação de propostas de leis para as juventudes e votação das mesmas e; h) Biografia sociologizada: os(as) estudantes produzem, ao longo do ano, um livro autobiográfico buscando considerar os fatores externos que influenciaram em suas trajetórias.

Avaliação:

As avaliações serão processuais, considerando o desempenho e a participação dos(as) estudantes nas aulas e mini-projetos, assim como avaliações somativas, realizadas por meio de pesquisas de temas, produções textuais e questões abertas e fechadas.

1º BIMESTRE: Projeto de vida
  Indivíduo e Sociedade; Estruturas sociais; Individualismo e coletivismo
Competências Gerais: 1, 2, 3 e 4 Habilidades: EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS303, EM13CHS401
Dicas de materiais para as aulas: Dicas de materiais para o(a) professor(a):
[Podcast] Café com Sociologia: indivíduo e Sociedade. Disponível AQUI Vieira, D. D. (2021). Indivíduo e Sociedade: de Durkheim a Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 251-264. Disponível AQUI   ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
[Texto] O sucesso profissional não depende apenas de você! Por uma visão sistêmica da realidade. Disponível AQUI
[Cruzadinha] LETRIX de Sociologia: relação Indivíduo e Sociedade. Disponível AQUI
[Texto] Por que não cumpriremos nossas promessas de ano novo? Disponível AQUI BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.   BARBOZA, Pedro; FERREIRA, Rodolfo. O que é Habitus? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.) Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Sociologia, vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia. Disponível AQUI
[Texto] Eu quero, ao menos, tentar voar: Estrutura social e liberdade individual. Disponível AQUI
[Filme] Cidade de Deus, Brasil (2002)
[Música] Chico Brito, de Paulinho da Viola
[Podcast] Instituições Sociais. Disponível AQUI CARVALHO, Juliéverson M.; PAIVA, Aline Cristina. O que é O que é instituição social? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.) Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Sociologia, vol. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia. Disponível AQUI
[Texto] O que é instituição social? Disponível AQUI
[Texto] O egoísmo é naturalmente humano? Disponível AQUI OLSON, Mancur. A Lógica da Ação Coletiva. Trad. Fabio Fernandez. São Paulo. Edusp, 1999. pp. 13-64.   PUTNAM, Robert D. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália moderna. Trad. Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.   BODART, Cristiano das Neves. O que é Capital Social? Blog Café com Sociologia, 2012. Disponível AQUI
[Texto] Teoria da ação coletiva: Mancur Olson. Disponível AQUI
[Texto] Teoria da Escolha racional: pequeno comentário de introdução. Disponível AQUI
[Charge] Quino, Assim vai o mundo (2014). Disponível AQUI
2º BIMESTRE : Projeto de vida
  Trajetórias de vida; Juventudes; Identidades; socialização e cultura
Competências Gerais: 1, 2 e 5 Habilidades: EM13CHS101, EM13CHS201, EM13CHS202 e EM13CHS501
Dicas de materiais para as aulas: Dicas de materiais para o(a) professor(a):
[Música] “Meu guri”, de Chico Buarque BODART, Cristiano das Neves. A biografia no campo da Sociologia: contribuições de Norbert Elias. Blog Café com Sociologia, set. 2019.   ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1995.
[Texto] O que é Cultura? Disponível AQUI SILVESTRE, Célia Maria Foster; FONSECA, Denis Renan. O que é cultura? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.) Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Antropologia, vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia. Disponível AQUI   LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 14ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001
[Podcast] Diversidade cultural. Disponível AQUI
[Áudio-book] Você tem cultura? Disponível AQUI
[Texto] O que é identidade? Disponível AQUI GOMES, Marília Passos A.; LOPES, Gleison Maia. O que é identidade? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.) Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Antropologia, vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia. Disponível AQUI
[Música] Metamorfose ambulante, de Raul Seixas
[Texto] Socialização: o que é? Disponível AQUI AMARAL, Jonathan Henrique do; TRAVISAN, Janine Bendorovicz. O que é Socialização? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.) Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Sociologia, vol. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia. Disponível AQUI   BOURDIEU, Pierre. A ilusão bibliográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina (org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. p. 183-191.
[Texto] O que é Socialização? Disponível AQUI
[Música] Não vou me adaptar, de Nando Reis
[Texto] O que é Juventude? Disponível AQUI DAYRELL, J. O Jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível AQUI   ABRAMO, Helena; BRANCO, Pedro M. (orgs). Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo. Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.
[Charge] Bennet, Ser jovem. Disponível AQUI
[Documentário] Pro Dia Nascer Feliz (2006)
[Documentário] Últimas conversas (2014)
3º BIMESTRE: Projeto de vida
Trabalho e contextos econômicos; Mercado de trabalho e profissões
Competências Gerais: 4, 5 e 6 Habilidades: EM13CHS401, EM13CHS402, EM13CHS403, EM13CHS501, EM13CHS503 e EM13CHS601.
Dicas de materiais para as aulas: Dicas de materiais para o(a) professor(a):
O que é Capitalismo? Disponível AQUI CATANI, Afrânio Mendes. O que é Capitalismo. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.   FERREIRA, Walace; FILHO, Alberto Alvadia. O que é Capitalismo? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Sociologia. vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021. Disponível AQUI
[Quadrinhos] refletindo sobre trabalho e desigualdades sociais. Disponível AQUI POCHMANN, Marcio. Desenvolvimento, trabalho e renda no Brasil: avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos / Marcio Pochmann. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2010. 104 p. (Brasil em debate; v. 2).   PROCÓPIO, Igor Vieira; FREGUGLIA, Ricardo da Silva; CORSEUIL, Carlos Henrique; GUEDES, Fillipe. Dinâmica da desigualdade salarial no Brasil e o papel de determinantes para além da qualificação dos trabalhadores. Textos para Discussão. IPEA, Brasília, fev. 2021.   [Live] TV PUC-Rio: Uberização do trabalho e o proletário da era digital, com Ricardo Antunes. Disponível AQUI
[Texto] Introdução aos estudos do Trabalho. Disponível AQUI
[Dados] Painel de indicadores de desemprego do IBGE. Disponível AQUI
[Música] Trabalho, de Legião Urbana
[Site] Lista de profissões e cargos no Brasil. Disponível AQUI
[Dados] Conheça o Brasil – Trabalho e rendimento – IBGE. Disponível AQUI
[Filme] Eu, Daniel Blake (2016)
[Texto] O que é Divisão sexual do trabalho? Disponível AQUI FRAGA, Alexandre Barbosa; MAÇAIRA, Julia Polessa. O que é Divisão sexual do trabalho? In: BODART, Cristiano das Neves (Org.) Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Sociologia, vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia. Disponível AQUI
[Texto] Raça, Etnia, Condições de Trabalho e Saúde. Disponível AQUI COTRIM, Luisa Rabioglio; TEIXEIRA, Marilane Oliveira; PRONI, Marcelo Weishaupt. Desigualdade de gênero no mercado de trabalho formal no Brasil. Texto para Discussão. Unicamp. IE, Campinas, n. 383, jun. 2020.
[Vídeos] Série Desigualdade de raça e gênero no mundo do trabalho Episódio 1 AQUI; Episódio 2 AQUI; Episódio 3 AQUI; Episódio 4 AQUI; Episódio 5 AQUI; Episódio 6 AQUI;
[Dados] A desigualdade racial e de gênero no mercado de trabalho no Brasil. Disponível AQUI
4º BIMESTRE: Projeto de vida
Educação; Exclusão e inclusão social; Políticas Públicas
Competências Gerais: 4, 5 e 6 Habilidades: EM13CHS401, EM13CHS402, EM13CHS403, EM13CHS204 EM13CHS501, EM13CHS503 e EM13CHS601.
Dicas de materiais para as aulas: Dicas de materiais para o(a) professor(a):
[Texto] Educação e mercado de trabalho. Disponível AQUI VELOSO, Fernando; BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda; PERUCHETTI, Paulo. Impactos da educação no mercado de trabalho. Instituto Brasileiro de Economia. FGV, s.d. Disponível AQUI
[Texto] Educação: Revisão gramatical ou ressignificação do nosso conceito? Disponível AQUI DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, vol. 28, n.100, out. 2007.
[Documentário] Pro Dia Nascer Feliz. Disponível AQUI MÉSZÁROS, István. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2006.
[Dados] Atlas da juventude. Disponível AQUI CASTRO, Jorge Abrahão de; AQUINO, Luseni Maria C. de; ANDRADE, Carla Coelho de (orgs.) Juventude e Políticas Sociais no Brasil. IPEA, Brasília, 2009. Disponível AQUI
[Texto] Conceito de Estado: Entenda o que é Estado na visão da sociologia. Disponível AQUI
Como citar este post:

BODART, Cristiano das Neves. Projeto de Vida: proposta de plano de disciplina. Blog Café com Sociologia. fev. 2022.

[1] Doutor em Sociologia (USP). Docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). E-mail: cristianobodart@gmail.com

Originalmente publicado em 23 de fev de 2022

Versão em PDF AQUI

 

Adquira seu exemplar AQUI

 

 

Para acessar outro planejamento clique aqui

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

10 Comments

  1. Que trabalho perfeito. Estava pesquisando exatamente como aplicar essa disciplina pra alunos do CEJA no estagio de psicologia, de forma que fosse menos prejudicial.

  2. Agradecido pela sistematização. Importante ocuparmos esse espaço mesmo sob severas críticas. Na rede estadual da Bahia esta disciplina foi nomeada como “Projeto de vida e cidadania” com a indicação de ser ocupada preferencialmente por docentes de ciências humanas.

  3. Admirável a estruturação, tão importante para direcionar os professores. Mas, na minha opinião, projeto de vida, primaria e primordialmente, envolve planejamento da própria vida futura, algo prático e que envolve tomada de decisões estruturais, como por exemplo atividade(s) de trabalho e formação de família. Conhecimentos como os propostos poderiam entrar como apoio à tomada de decisões, onde aplicáveis. E o eixo dessa formação envolve, além de como tomar decisões e planejar, desenvolver uma visão de futuro, que então guiará o planejamento de como concretizá-la. Metaforicamente, é como pegar o barco à vela do aluno que apenas é impulsionado por ventos (quando acontecem) e colocar motor e volante e definir um destino.

  4. Infelizmente não achae da 3ªSérie do 4º Bimestre. Mas agora são 5h13 da madruga e eu consegui realmente ver um luz no fim do tunel. Vou entar fazer minha própria limonada kkkkk. Excelente plano de ensino.Parabéns!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sair da versão mobile