A crítica de Karl Paul Polanyi ao liberalismo

A crítica de Karl Paul Polanyi ao liberalismo

A crítica de Karl Paul Polanyi ao liberalismo

No vídeo desta semana do Dialogando que é canal do You Tube que professor de sociologia encontra material didático para suas aulas. Será apresentado de um modo introdutório a teoria de Karl Paul Polanyi e a sua crítica ao liberalismo. Para o autor, foi estabelecido uma crença que mercado é apartado da sociedade. Contudo, isso não se vislumbra na realidade. Saiba o porquê na entrevista realizada com o professor Elder Patrick Maia Alves

Conheça os participantes do vídeo

Elder Patrick Maia Alves

Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2009) e pós-doutorado em sociologia (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

Atualmente é professor Associado II do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). Atualmente é o Diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas – EDUFAL. É coordenador da Rede Editorial Interinstitucional Alagoana – REIA.

Coordenador do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do estado de Alagoas. É também coordenador do Observatório do Livro, da Leitura e do Mercado Editorial do Estado de Alagoas (EDUFAL\REIA).

Tem experiência na área de sociologia dos mercados culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia econômica, economia criativa; mercados culturais, estratificação social e desigualdade; cultura popular, sertão nordestino e desenvolvimento regional.

Membro do comitê Sociólogos do Futuro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). É Vice-presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD|UFAL). É membro do Conselho Municipal de Cultura, representando a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e também membro do Conselho Estadual de Cultura, também representando a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

SAIBA MAIS SOBRE O PARTICIPANTE: http://lattes.cnpq.br/5261860957894954

Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do YouTube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do Programa de Residência Pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais. Todo conteúdo áudio visual produzido pelo Dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. Ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia.

Objetivos do canal

Primeiramente, reiteramos que o canal oferece a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais a sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das ciências sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

O Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da Sociologia no ensino médio. Portanto, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina na educação básica.

Não esqueça, semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no You Tube, por tanto, não deixe de segui-lo.

O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.

Contatos:

Instagram: https://www.instagram.com/caiodossantostavares/

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando
E-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal no YouTube!
DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: